Documentos que podem livrar sua loja de uma enrascada

Quais os principais documentos que podem livrar sua loja de uma enrascada?

Você sabe quais os principais documentos que podem livrar sua loja de uma enrascada? Manter arquivo dos principais documentos da compra e venda de veículos em uma loja é muito mais do que simples organização. Eles podem livrar a sua loja de qualquer enrascada que possa ocorrer no futuro.

Mesmo com o tempo de experiência no segmento e uma memória de dar inveja, nem sempre é possível lembrar de todos os documentos que devem ser arquivados no processo contínuo de compra e venda que ocorre no dia a dia.

Quer se proteger juridicamente e evitar problemas no futuro com as vendas em sua loja de automóveis? Então, pare tudo o que você estiver fazendo e separe os próximos minutos para ler este post, pois ele vai te poupar horas de dor de cabeça! Vamos lá?

Fotos

Prática ainda pouco comum em lojas de veículos usados, tirar e armazenar fotos que demonstrem o estado de conservação e as características gerais do veículo é muito importante para livrar seu negócio de enrascadas.

Imagine que o comprador realize algum tipo de alteração posterior à compra que ocasione algum estrago ou acidente e, então, acuse a sua empresa de ter realizado tal mudança. A única forma de provar o contrário é tendo acesso imediato a imagens dos veículos que você comercializa.

Portanto, procure arquivar fotos que demonstrem as principais características do veículo, a quilometragem marcada no odômetro e a existência de itens adicionais. Além de proteger contra problemas depois da venda, a prática ainda garante a idoneidade dos anúncios que você realiza, evitando acusações de propaganda enganosa.

Consulta de placa com data e hora

A consulta da placa do veículo, com a devida identificação de data e hora, é outro item que não pode faltar na lista dos principais documentos que você deve armazenar para evitar problemas em sua loja. O registro garante que não existe nenhum tipo de irregularidade ou dívida no momento de compra e de venda do veículo.

Cópia do documento do veículo

Manter uma cópia do documento do veículo no momento da compra pela loja, com a comprovação de transferência para o cliente comprador, é essencial para evitar, principalmente, problemas com multas. Afinal, ele é capaz de comprovar o período em que o veículo ficou sob responsabilidade da loja.

Cópia da CNH do comprador

Por se tratar de um dos documentos pessoais mais completos, já que possui o número do RG, CPF e foto atualizada devido à validade do documento, possuir uma cópia da carteira de motorista do comprador é importante para comprovar a veracidade da venda e evitar que sua loja sofra com algum tipo de fraude.

Perícia

A perícia é necessária para a transferência do veículo, pois visa garantir que o mesmo atende todos os aspectos legais para trafegar.

Assim, no momento da compra do carro para revenda, é essencial que você leve o veículo para realizar a perícia e armazene uma cópia do laudo em sua loja.

Contrato assinado pelo cliente

Por último, mas não menos importante, mantenha cópias dos contratos de compra e de venda dos veículos que deixem claros todos os aspectos, responsabilidades e valores envolvidos na negociação.

Por ser o documento que une todas as condições que comprovam a negociação realizada, ele deve ter todas as páginas vistadas, com assinatura ao final do contrato por ambas as partes.

Viu só? Com os principais documentos que precisa ter em sua loja para evitar enrascadas, você ficará longe de problemas. Para otimizar cada vez mais seu trabalho, que tal contar com um sistema completo para auxiliar nesse e em outros processos do dia a dia? Teste grátis o Revenda Mais em sua loja agora mesmo!