Os 5 principais motivos da falência de uma loja de veículos

Os 5 principais motivos da falência de uma loja de veículos

Você sabe quais são os principais motivos da falência de uma loja de veículos?

Todo mundo sabe que não é fácil ser empresário no Brasil, principalmente no mercado de veículos. As constantes políticas de incentivos à venda de carros novos acabam gerando grande instabilidade no mercado de usados. Mas, você sabe quais são os principais motivos da falência de uma loja de veículos?

Ao contrário do que possa parecer, muitas vezes o próprio dono da empresa é quem acaba prejudicando o negócio, tomando atitudes inadequadas ou mesmo sendo inerte em momentos que pedem dinamismo.

Veja abaixo o que você deve evitar para manter a saúde da sua loja de veículos!

1. Falta de planejamento

Planejamento é fundamental para qualquer empresa no mercado atual. É o planejamento que dá o rumo para que a empresa prospere, definindo seus objetivos estratégicos.

Aliás, ter um objetivo é fundamental. Muitas vezes, o empresário inaugura sua loja apenas com a intenção de comprar e revender carros. Mas, onde ele quer e pode chegar? Uma visão de futuro leva sua loja a se tornar inovadora em seus processos, motiva o dono e a equipe e resulta em crescimento gradativo.

Experimente traçar um planejamento anual para a sua empresa, prevendo situações favoráveis e desfavoráveis do mercado. Você vai ver como o trabalho se tornará mais orgânico e eficaz.

2. Concentração em poucos clientes

Você já deve ter ouvido falar em alguma loja concorrente que possui um cliente que, sozinho, é responsável por grande parte do seu faturamento, não é mesmo? Pois não tenha inveja. Se esse cliente passar por qualquer problema e deixar de realizar negócios com a loja, ela fechará em poucos meses.

Conseguir um ótimo cliente, responsável por grandes compras, é sempre um bom negócio, mas não deixe que ele responda por mais de 50% do faturamento da sua loja. Diversifique os negócios para ter segurança e uma lucratividade garantida por mais tempo.

3. Pouca capacitação profissional

Vender carros não é uma tarefa simples. É um negócio de alto valor financeiro, que envolve decisões emocionais e precisa ser bem conduzida pela equipe de vendas. Se um cliente entrar na sua loja e não se sentir confortável com o vendedor, certamente ele não fechará negócio.

Sua equipe deve estar sempre antenada aos lançamentos do mercado, novidades em termos de acessórios e deve possuir conhecimentos em mecânica para suprir todas as dúvidas do cliente no momento da compra.

4. Decisões precipitadas

O mercado atual é muito dinâmico e exige atitudes rápidas. Mas, para tomar uma decisão, é preciso um mínimo de embasamento. A escolha de um caminho errado gera consequências drásticas no futuro.

Por isso é tão importante conhecer bem a empresa e ter um planejamento eficaz, para dar suporte ao processo de tomada de decisão.

5. Falta de um sistema de gestão

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e, hoje, é inadmissível que uma loja não possua um sistema online de gestão. Com ele é possível acompanhar todo o trâmite financeiro, o fluxo de caixa, a situação dos estoques, a entrada e saída de mercadorias, etc.

Procure um bom sistema que se adapte às necessidades da sua loja de veículos e abandone o velho caderninho de anotações!

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