A possibilidade de investir em plataformas online para alavancar vendas já não é nenhum segredo, e no ramo de veículos a tendência não é diferente. Ao utilizar a internet para vender e expor seus automóveis e serviços, é possível fazer com que esse poderoso canal de vendas se torne um gerador de negócios 24 horas por dia, 7 dias por semana. Já imaginou?

Através do seu site ou por uma plataforma de vendas, seus clientes poderão ver todos os carros disponíveis, conhecer melhor sua empresa e conferir promoções, tudo isso de uma maneira bem mais simples e fácil.

Para ter sucesso, porém, é preciso saber que vender na web não é a mesma coisa que vender na sua loja física. Você sabe quais são as particularidades da venda online de veículos? Então continue lendo e descubra!

É preciso conhecer seus clientes

Antes de adentrar o universo online, o primeiro passo a ser tomado pelas revendedoras — se é que isso já não foi feito antes — é definir quem exatamente faz parte do seu público-alvo. Isso irá te ajudar a pensar nas melhores estratégias para a loja virtual.

Se o público é mais jovem, por exemplo, a linguagem usada por você deve ser mais descontraída, e será importante contar com condições de pagamento especiais. No caso de um público mais conservador e de alto poder aquisitivo, suas páginas deverão ser mais formais e com mais preocupação em garantir segurança na compra online e qualidade nos veículos vendidos.

Mais tarde, conhecer seus consumidores também será importante para saber como divulgar a loja, promoções e campanhas diversas, como você talvez já faça com a loja física, certo?

Cadastro de produtos na loja virtual

Sem o vendedor para guiá-lo no processo de conhecer os carros que possam interessá-lo, o cliente precisa ter todas as informações básicas de cada veículo disponíveis de forma clara no site.

Procure deixar suas páginas recheadas de detalhes, com todas as especificações técnicas de cada automóvel e até mesmo reportagens e artigos relacionados, se possível — sobre a economia do veículo tal, funcionamento do motor flex para carros desse tipo, etc. Na descrição da empresa, é interessante contar com o depoimento de outros clientes..

Outro ponto fundamental nesse quesito são as imagens. Sem poder ver o carro “ao vivo e a cores”, o consumidor precisa de fotos nítidas e em alta resolução para ver cada detalhe dos veículos.

Por fim, não se esqueça de que dados incorretos poderão gerar reclamações no Procon, por isso, fique bem atento.

Na web, atendimento também conta

Não é só porque a venda é efetuada pela internet que você não precisa se preocupar com vendedores e profissionais para atender os clientes. Nesse meio, embora o comprador possa navegar pelos veículos disponíveis e ler sobre suas principais características de forma bem independente, o atendimento é fundamental para mostrar que há pessoas sérias e comprometidas por trás de cada página, além de solucionar dúvidas e negociar valores e formas de pagamento.

Conte com os canais usuais, como telefone e e-mail, mas abra espaço também para uma comunicação mais ágil através do Facebook, WhatsApp ou de um chat online, por exemplo. Você não iria querer perder uma venda porque o cliente não conseguiu entrar em contato ou foi mal-entendido, não é?

Segurança para o cliente

A desconfiança do consumidor nas compras pela web ainda é grande, principalmente quando se trata de um bem de valor tão alto quanto um automóvel. Pensando nisso, ao adentrar o ambiente online, é de extrema importância que você explique tudo detalhadamente.

Além das especificações de cada veículo (como ano, modelo, cor, quilometragem e acessórios), mostre as formas de pagamento, as medidas de segurança virtual adotadas pelo site, garanta a emissão de NFe e combine como será a entrega do carro. Dessa maneira, o consumidor se sente mais seguro para comprar na sua loja.

Divulgue sua loja

Por último, lembre-se de que não adianta investir em vendas pela internet se você não divulga corretamente a sua loja. Para as vendas pela web, aposte no marketing digital, com campanhas nas redes sociais e e-mail marketing para a sua base de clientes, por exemplo. Não se esqueça de que o seu negócio deve estar presente exatamente onde seu público-alvo estiver.

Agora que já sabe tudo sobre a venda online  de automóveis, não demore a investir nisso! Quanto mais cedo você começar, mais rapidamente irá se consolidar e se fortalecer diante da concorrência. Saiba mais sobre como ter um site responsivo para a sua loja clicando aqui.