O-que-NAO-fazer-para-conquistar-um-clienteAtualmente, o mercado fervilha de inúmeras opções em todos os tipos de produtos e serviços, a concorrência está cada vez maior e conseguir novos clientes vira uma missão digna de campeões. A cada dia, novas empresas são criadas, gerando uma grande demanda de serviços e mais opções para a escolha dos clientes. Mas como fazer com que esses clientes escolham a sua empresa, o seu produto e os seus serviços? Não basta vender, é necessário conquistar o cliente!

Encantar clientes parece ser uma coisa fácil? Boas práticas para realmente conquistar um cliente não são nenhum bicho de sete cabeças, mas ainda é necessário um trabalho hercúleo de campeões para cumprir esse objetivo com sucesso e levar seu time comercial ao sucesso!

Já está tomando providências para aumentar os esforços para conseguir ótimos clientes e ficou na dúvida se suas atitudes são boas? Confira a seguir algumas péssimas práticas que podem estar impedindo seu time de alcançar suas métricas!

Acreditar que todo mundo erra, menos sua empresa

Um dos maiores erros que podem existir em vários ambientes, seja profissional ou pessoal, é não admitir os próprios erros. Dizer que começou a empresa do zero e que vem acertando em todos os âmbitos até hoje, apontar os erros da concorrência mas nunca admitir os da sua empresa. Acreditar que erros não servem para aprendizado e que compartilhar os erros com seus clientes é um sinal de fraqueza, sem dúvidas, é uma excelente maneira de não passar credibilidade ao seu prospect e enviar a mensagem de que sua empresa nunca busca melhorar.

Não estar pronto para as objeções do cliente

Durante um processo de vendas, o cliente indeciso sempre terá algumas objeções e um time despreparado para elas acaba perdendo as vendas. Para conquistar um cliente, deve-se estudar todas as objeções possíveis e conversar com o cliente da forma mais pessoal e transparente possível. Ao construir um elo de confiança pessoal com o vendedor, o cliente estará muito mais apto a permanecer satisfeito após a compra, aumentando seu valor para a empresa.

Não manter contato com o cliente

Alguns vendedores têm a péssima mania de não fazer um follow up com o cliente. Antes e depois das vendas, é necessário acompanhar o processo do cliente, sentir o quanto ele está engajado com seu produto e o quanto está satisfeito com seus serviços. A venda consultiva, nesse caso, é uma ótima solução. Nela o vendedor não somente apresenta para o cliente um produto ou serviço que solucionará um real problema, mas também dará uma mini consultoria para que ele também vire especialist​a naquilo que está adquirindo.

Não usar a empatia como ferramenta número 1

A velha expressão de se colocar no lugar do outro é muito válida quando falamos de vendas. Não existe forma melhor de conquistar um cliente do que mostrar a ele o quanto você entende a situação em que ele se encontra, e que por este motivo você está oferecendo uma solução específica. Mas, cuidado: de nada adianta a falsa empatia! Deve-se ouvir o cliente ao máximo e descobrir realmente quais são suas dores e explicar de forma muito transparente o motivo de seu produto o serviço ser  o mais indicado para ele. ​

E aí, encontrou algum péssimo hábito que seu time de vendas pratica? Esse outro post tem alguns outros erros que não podem ser cometidos na gestão do cliente. E se você tem algum outro exemplo para otimizar a fidelização e conquista de clientes, não deixe de compartilhar conosco!

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