Os revendedores de automóveis costumam ter técnicas específicas para concretizar seus negócios. Mas a experiência também costuma trazer alguns vícios que podem atrapalhar o fechamento da venda. Por isso, para facilitar a vida de quem administra lojas de carros, no artigo de hoje vamos lembrar alguns hábitos que não devemos reproduzir na hora de vender veículos.

Ainda que você tenha uma loja bastante conhecida, a primeira coisa para vender um carro é produzir o anúncio para atrair os possíveis compradores. A partir deste momento, precisamos tomar alguns cuidados. Confira agora algumas dicas:

Imagens devem mostrar e não esconder

Diversos anúncios são feitos em jornais ou revistas especializadas, mas é muito mais comum nos dias de hoje os automóveis serem anunciados pela internet. No ambiente virtual, as fotos do carro são fundamentais. Um anúncio sem imagens dificilmente atrairá possíveis compradores.

Entretanto, antes de publicar as fotos, saiba o que você deve fazer para que o anúncio não atrapalhe o momento de vender veículos. A primeira dica é não passar falsas impressões. Muitas vezes, alguns ângulos podem causar certos efeitos que não correspondem à realidade. Isto pode decepcionar o comprador e fazer com que ele desista de fechar o negócio. Tente colocar imagens fiéis ao estado atual do veículo.

Pela mesma razão, procure também não omitir, nas imagens, alguma característica marcante, pois ela será facilmente percebida assim que o carro for visto pela primeira vez.

Não faça anúncios exagerados

A mesma lógica das imagens deve ser usada nos textos dos anúncios. Tanto nos ambientes virtuais quanto nos classificados, costuma-se ressaltar bastante as qualidades do automóvel que se pretende vender. Criar uma falsa expectativa pode atrapalhar o fechamento do negócio.

Não construa textos com muitos adjetivos, pois palavras como “ótimo”, “bonito” e “amplo”, por exemplo, são valores que podem variar de uma pessoa para outra. Para se proteger, uma dica é focar os textos em aspectos descritivos. Informe características, marca e acessórios que o carro possui.

Seja calculista nas negociações

Uma postura agressiva pode prejudicar que bons negócios sejam concretizados. Os preços devem ser atrativos, mas também é preciso ter uma margem de negociação. Pesquise bastante a média do mercado e estabeleça um valor mínimo como limite que você aceitará vender. A tabela Fipe é um bom apoio para ajudar nestes cálculos.

Não deixe o carro sujo

Mantenha seu veículo sempre limpo, inclusive na parte interna. O possível comprador nunca deve ver a lataria suja. Além de parecer que o carro é mais velho, passa a a impressão de que o dono não cuida dele de forma adequada. Com isso, ele pode imaginar que o ocorre a mesma falta de trato com as revisões e com as substituições de peças.

Documentação atrasada atrapalha na hora de vender veículos

Deixar a documentação atrasada é mais uma coisa que não se deve fazer durante o processo de negociações. O vendedor deve preencher o verso do CRV com o valor da transferência e os dados do comprador. Não entregue o CRV antes de receber o pagamento. Em seguida, é preciso se dirigir a um cartório para autenticar uma cópia do CRV e reconhecer firma das assinaturas.

Após publicar um anúncio, não se esqueça de ficar sempre de olho no telefone e, ao finalizar a venda, comunique a transferência ao Detran. Atento a todos esses detalhes na hora de vender veículos, os revendedores podem obter cada vez mais sucesso durante suas negociações.

Alguma coisa que você leu aqui já atrapalhou alguma de suas vendas? Compartilhe suas experiências nos comentários e continue acompanhando nosso blog!

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