Marketing de conteúdo para lojas de veículos: veja por que fazer

Marketing de conteúdo para lojas de veículos

Já ouviu falar sobre Marketing de conteúdo para lojas de veículos? Se você está planejando utilizar a internet e as ferramentas online para divulgar suas lojas de veículos, será difícil de fugir do marketing digital e da metodologia que está transformando as relações entre empresas clientes no ambiente online: o Inbound Marketing. Uma de suas bases é o marketing de conteúdo, e é sobre ele que iremos falar neste post, mostrando como a estratégia pode trazer excelentes resultados para seu negócio.

O marketing de conteúdo está crescendo cada vez mais e se tornando mais popular entre agências, empresas, marcas e anunciantes. São vários motivos para fazer marketing de conteúdo em lojas de veículos e nós vamos destacar aqui alguns deles. Continue a leitura!

Geração de leads

Lojas de veículos trabalham com leads, ou seja, pessoas que são potenciais clientes que demonstram interesse em algum carro e que precisam ser trabalhadas para se tornarem clientes efetivos. Normalmente, essas lojas trabalham exclusivamente com anúncios em diferentes plataformas: sites especializados, links patrocinados, etc.

Acontece que podem existir formas diferentes de gerar leads, que não sejam exageradamente focadas na venda. Produzir conteúdo útil vai atrair visitantes para o site e chamar a atenção deles para temas relacionados ao segmento do seu negócio. O marketing de conteúdo neste formato vai aumentar a geração de leads e aproximar ainda mais os clientes da empresa ao oferecer não apenas o produto, mas também conteúdo relevante para os interesses do seu público-alvo.

SEO e tráfego orgânico

O marketing de conteúdo também ajuda em outras frentes da comunicação. Afinal, ele é normalmente feito levando em consideração boas práticas de SEO — a otimização para mecanismos de busca. Dessa forma, o maior benefício para o site da empresa será o aumento do tráfego orgânico, aquele oriundo dos buscadores, que é onde boa parte das compras começa.

Relacionamento com clientes

Conteúdo útil e relevante aproxima os clientes da empresa, seja pelo blog ou pelas redes sociais da loja. Essa proximidade significa manter um bom relacionamento entre ambos, o que com certeza vai ajudar a fornecer ideias e insights para quem cuida do marketing das lojas de veículos. Uma excelente forma de entender como os clientes se relacionam com a empresa! Para isso, é importante que os canais de comunicação, principalmente as redes sociais, sejam ágeis e atualizados com frequência.

Qualificação dos leads

Saber como os clientes e potenciais clientes se relacionam com seu conteúdo vai indicar em qual estágio da compra ele se encontra. Essa é a principal forma usada no Inbound Marketing para qualificar o lead e indicar ao time de vendas qual é o momento ideal para fazer um contato de vendas.

Redução de custos de vendas

Falando em qualificação dos leads e contatos do time de vendas, como o marketing de conteúdo prepara melhor os leads para o momento da compra, o time de vendas acaba sendo muito mais eficiente no seu trabalho. Isso significa que a conversão dos vendedores será maior, já que eles farão menos contatos com pessoas desinteressadas. No final do mês, isso significa redução de custos para a empresa.

Boca a boca potencializado

Marketing de conteúdo vai fornecer material útil sobre seu segmento de negócio para seus potenciais clientes e pessoas interessadas na área. Uma das atividades que mostram que o usuário está engajado com o conteúdo é o quando ele compartilha suas publicações nas redes sociais. Para suas lojas de veículos, isso quer dizer indicação de novas pessoas que podem se interessar pelo seu conteúdo e, posteriormente, virarem clientes.

Mensuração de tudo

Por fim, outra das principais vantagens do marketing de conteúdo para sua empresa é que, como ele está na internet, é permitido que tudo seja mensurado. Ou seja, você pode medir o resultado das iniciativas para saber o que deu certo e o que não deu, para poder melhorar as ações futuras.

Marketing digital e de conteúdo são formas de divulgação que podem ajudar qualquer tipo de negócio. No post de hoje, você viu porque as lojas de veículos não podem ficar de fora dessa tendência revolucionária! Para saber mais sobre como melhorar suas vendas, baixe agora nosso e-book gratuito “Aquecendo a venda de veículos — passo a passo para o período de baixas vendas”!