redes sociais para lojas de veículos

Redes sociais para lojas de veículos

As redes sociais para lojas de veículos são peças fundamentais de uma estratégia digital. Elas ajudam a criar dinamismo, informação e interação, além de aumentar a presença da marca onde os clientes costumam ficar boa parte do tempo – ou seja, na internet. Eventualmente, seu uso acaba levando mais pessoas à loja, aumentando, consequentemente, o número de negócios fechados.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso utilizá-las corretamente, de modo a atrair a atenção do seu público-alvo e, também, vencer a concorrência – inclusive no ambiente digital. Mas, como e por onde começar?

Pensando nisso, para auxiliá-lo a driblar os principais obstáculos, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber para aplicar e aproveitar o melhor das redes sociais em sua loja de veículos. Confira:

1. Conheça as diferenças entre as principais redes sociais

Antes de começar a montar a sua presença nas redes sociais, é preciso compreender que há diferenças entre elas: é como se cada uma fosse um modelo de carro, com características e desempenhos diferentes. Dessa forma, entender quais são essas diferenças é fundamental para que você consiga aproveitá-las da maneira mais vantajosa para o seu negócio.

Entre as principais redes sociais para lojas de veículos, estão:

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo – e a mais utilizada no Brasil. Dessa forma, independentemente das características do público-alvo da loja, é muito provável que o seu cliente esteja nele.

Nesse caso, o recomendado é criar uma página ao invés de um perfil tradicional. Por lá, é possível publicar vídeos, imagens e textos que poderão ser curtidos, comentados e compartilhados. Por isso, visando sempre a interação, vale a pena investir em conteúdos relevantes para o cliente. Uma dica é apostar em publicações que permitam o uso das diversas reações disponíveis para as postagens (“curtir”, “amei”, “uau”, entre outras).

Instagram

O Instagram, por sua vez, é uma rede social visual. Ele é voltado para a publicação de fotos e vídeos, servindo para atrair os clientes por meio da estética. Para utilizá-la corretamente, portanto, é preciso caprichar nas fotos dos veículos e nos conteúdos gráficos.

Recentemente, a rede social também ganhou o recurso “Stories”, que permite a postagem de fotos e vídeos que desaparecem em 24 horas. Essa possibilidade é especialmente útil para conversar com o público jovem, além de trazer maior dinamismo para o seu perfil.

Twitter

Quando o assunto é dinamismo, o Twitter é um dos grandes destaques entre as demais redes. Isso porque ele é caracterizado pela postagem de pequenos textos de até 140 caracteres, além de imagens, gifs e vídeos diversos.

Dessa maneira, o Twitter é uma rede social rápida e que permite um engajamento pontual e em tempo real. Nela, o ideal é focar em criar mensagens curtas, diretas e muito dinâmicas, ideais para se interagir com possíveis clientes e com os usuários em geral.

2. Elabore uma estratégia de comunicação

A partir do reconhecimento das particularidades de cada rede social, é hora de começar a pensar estrategicamente. Aqui, tudo começa com o entendimento de quem é o seu público, com a compreensão de questões como idade média, renda e interesses, por exemplo.

Depois, é hora de pensar na marca: qual o tipo de imagem que o seu negócio deseja transmitir ao público? Se optar por uma imagem descontraída e divertida, por exemplo, a sua presença nas redes sociais deve levar em consideração essa questão. Além disso, essa definição será relevante não apenas para as suas postagens, mas também para a interação com os usuários – o que é muito importante para melhorar e aproximar o relacionamento entre empresa e consumidor.

Uma boa estratégia é considerar o uso de temas atuais nas postagens. Isso aumenta o poder de viralização (ou seja, quando um conteúdo ganha repercussão na web), além de conversar com o público de uma maneira mais leve.

Não menos importante, foque em ampliar a interatividade: canais como as redes sociais devem estabelecer uma comunicação rápida e de mão dupla com os possíveis clientes, de maneira a melhorar ainda mais os resultados.

3. Estabeleça métricas de acompanhamento

Tão importante quanto executar corretamente as ações nas redes sociais, é monitorar os seus efeitos. Somente a partir de uma boa análise de resultados, torna-se possível saber o que funciona e o que não funciona, de modo a investir corretamente naquilo que vem dando certo.

Para isso, cada rede social tem métricas específicas, como curtidas ou compartilhamentos. Abaixo, listamos algumas das mais importantes:

Tamanho do público

O tamanho do público é um indicador de sucesso para a sua atuação nas redes sociais. Uma maior quantidade de seguidores no Twitter/Instagram ou de curtidores no Facebook significa que há um público mais amplo acompanhando as suas postagens – o que, consequentemente, gera mais oportunidades de se fechar negócios.

Porém, quando analisada sozinha, ela é considerada uma métrica de vaidade: não adianta ter um público imenso no Facebook devido às postagens engraçadas se a maioria das pessoas nem sequer pensa em comprar um carro ou usar os serviços da sua loja. Por isso, é fundamental que essa métrica seja analisada com cuidado, ao invés de ser vista como a mais importante.

Alcance orgânico

O alcance orgânico de uma publicação corresponde ao número de pessoas que, de alguma forma, foram impactadas por essa postagem. Um grande alcance leva à maior rentabilidade do investimento, além de ampliar as oportunidades de negócio. Conteúdos virais, por exemplo, geram grande alcance orgânico e indicam uma atuação muito eficiente.

Taxa de engajamento

O engajamento é toda interação que existe por parte do público, como curtidas, comentários e até mesmo cliques em um link. Fazer o acompanhamento dessa métrica é importante ao oferecer uma visão clara do quão efetivo o conteúdo postado tem sido e quanta interação ele gera.

Em geral, um valor mais elevado dessa métrica demonstra que as ações têm sido bem recebidas e enxergadas pelos usuários, ajudando no fortalecimento da marca.

Taxa de conversão

A taxa de conversão, por sua vez, tem a ver com o número de usuários que tomaram alguma atitude desejada pela loja de veículos. Embora seja muito improvável que alguém compre um carro pelas redes sociais, a conversão pode dizer respeito a um contato pelo telefone, uma visita no site ou a participação em uma promoção, por exemplo.

Com isso, a taxa de conversão deve sempre ser a maior possível, já que demonstra que as redes sociais estão trazendo resultados reais para o empreendimento.

Agora que você já sabe como utilizar as redes sociais para lojas de veículos de maneira estratégica e eficiente, não deixe de colocar em prática as dicas do post. Como consequência, a sua marca certamente se fortalecerá, ampliando assim as chances de se fechar negócios!

E você, já usa alguma rede social para a sua loja? Aproveite para compartilhar suas experiências e dúvidas conosco nos comentários!