Gestao-por-resultados-em-Lojas-de-VeiculosO mercado de venda de automóveis é altamente competitivo e, por isso mesmo, planejar as ações para atingir melhores resultados é essencial. Existem diversos modelos de gestão e administração que podem ser aplicados nesse tipo de empresa, mas um tem chamado bastante a atenção por se mostrar simples de ser aplicado e extremamente eficiente: a gestão por resultados.

Esse sistema de gerenciamento é mais agressivo e exige ainda mais a colaboração dos profissionais, tornando-os muito comprometidos e responsáveis pelo desempenho das vendas. Dentro do cenário econômico atual, isso pode ser exatamente o que o seu negócio precisa. Que entender um pouco mais esse conceito? Então continue lendo e descubra!

O que é a gestão por resultados?

A gestão por resultados é um modelo de administração voltado exclusivamente para os resultados finais e não para os processos. Esse sistema exige comprometimento total da equipe, pois o número de horas trabalhadas e a quantidade de esforço necessário podem ser muito superiores, pois o que interessa efetivamente é a finalização das metas.

Ao contrário da gestão tradicional, que é focada nos processos, a gestão por resultados enfatiza os objetivos a serem alcançados pela organização. Isso permite otimizar o desempenho da empresa e torna o encargo em atingir o que foi proposto uma responsabilidade de todos. A liderança é mais participante e todos os colaboradores possuem papel importante para o sucesso da empresa.

Aplicação no universo das lojas de automóveis

Para aplicar a gestão por resultados numa loja de veículos, é preciso seguir algumas etapas. Primeiramente, é necessário ter uma visão clara dos objetivos da empresa: os gestores devem conhecer o planejamento estratégico e ambições do seu negócio. Depois, é hora de expor e definir as metas com os colaboradores, estabelecendo um acordo sobre os resultados esperados e um prazo para uma avaliação de desempenho.

No final do período acordado (que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual, por exemplo), o desempenho do profissional é julgado de acordo com o atingimento ou não do que foi designado e, então, é hora da recompensa. Na última etapa do ciclo, os colaboradores podem receber bonificações pelos resultados obtidos.

Gestão por resultados: vantagens e desvantagens

A gestão por resultados oferece diversas vantagens para os negócios em relação às gestões tradicionais. Um dos principais é a motivação que esse sistema traz para os colaboradores: eles se envolvem em todo o processo e se engajam mais para atingir as metas.

A aproximação natural entre os líderes e seus liderados também é outro ponto positivo, pois isso permite a troca de informações, feedbacks e maior colaboração, favorecendo bastante a harmonia organizacional. Além disso, a clareza de objetivos contribui com a autoestima dos profissionais e uma equipe feliz, definitivamente, produz mais e melhor.

Entre as desvantagens, podemos citar o tempo de implantação e adaptação: é uma mudança e tanto na realidade da empresa. Os funcionários mais antigos, em especial, podem ser relutantes e não gostarão dessa mudança no modelo de gestão. Outra questão é que como o foco do processo é no resultado e não nos procedimentos, pode acontecer também de algumas falhas e erros passarem batidos, sendo mascarados pela conquista da meta.

Por fim, como exige muito comprometimento de toda a equipe, se alguns colaboradores não cumprirem com os seus objetivos, o resultado final pode ser abalado, prejudicando inclusive quem fez o trabalho bem-feito. Por isso, é essencial que o gestor transmita a real importância do processo para todos e deixe os colaboradores sempre motivados e engajados.

Agora que já sabe tudo sobre a gestão por resultados, que tal experimentá-la na sua loja? Quanto mais cedo você começar, mais cedo poderá sentir a diferença! Gostou desse post? Então não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários e também de conferir os outros artigos sobre o assunto aqui no blog!

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