Entenda-as-4-vantagens-da-emissao-da-Nota-Fiscal-Eletronica-(NF-e)A nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é uma das mudanças propostas pela adoção do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). É um documento de geração, envio e arquivamento puramente digitais, ou seja, que não existe fisicamente. A NF-e foi criada com a intenção de documentar, primeiramente, as operações envolvendo o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) e também o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), porém pode ser utilizado de forma voluntária e gradativa para as empresas que ainda não se encaixam nas categorias obrigatórias.

Em alguns estados, como no Paraná por exemplo, as revendas de veículos já estão enquadradas em categoria que obriga a emissão nota fiscal no formato eletrônico. Verifique com seu contador se o estado o qual está localizada sua loja já está adotando essa prática.

A validação da NF-e é realizada por assinatura digital, o que possibilita tanto garantia de autoria quanto da integridade do documento e pelo fisco, mesmo antes da ocorrência do efetivo fato gerador da operação comercial. Mas você sabe das vantagens que este novo documento pode trazer para o seu negócio? Confira no post de hoje 4 vantagens da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)!

Redução dos custos

Já que a emissão da NF-e é puramente eletrônica, de imediato observa-se a redução dos custos em seu negócio, já que não é mais necessária a emissão de notas fiscais físicas. Mesmo ainda precisando da emissão da DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), um documento auxiliar que deve ser entregue junto com a mercadoria, existe uma grande economia, já que tal documento pode ser gerado em papel A4 e não precisa mais de um bloco especial.

Outro ponto importante é o arquivamento dos documentos, já que não é necessário mais criar ou alugar espaços para manter as caixas com notas fiscais. O armazenamento é totalmente digital, o que facilita também a  organização e controle destes documentos. Com a ajuda de um software de gestão integrado, essa função fica ainda mais fácil e otimizada.

Simplificação no envio das obrigações acessórias

Além de tornar o processo muito mais rápido, a NF-e dispensa a emissão da Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF), o que agiliza e torna as transações comerciais cada vez mais fáceis. Com a implementação progressiva do modelo proposto, pretende-se integrar e tornar este processo cada vez mais otimizado.

Eliminação de erros de digitação

Para ambos os lados, tanto emitente quanto receptor, a nota fiscal eletrônica possui como grande vantagem, além da otimização dos processos, a diminuição de erros a digitação. Isso significa que existe a garantia de que seus documentos fiscais serão emitidos e recebidos de forma correta, o que evita o retrabalho.

Isto só é possível, pois ao emitir a NF-e, alguns cuidados iniciais são necessários, uma vez que, para envio das informações do SPED, todos os campos devem estar corretos e devidamente preenchidos. Isso evita falhas com códigos, classificação fiscal e outros que podem gerar multas futuras com o fisco.

Redução do tempo de parada da mercadoria em postos fiscais

Já que a documentação é emitida e enviada antecipadamente ao receptor, todo o processo de logística já pode ser previamente preparado, o que otimiza o processo e diminui o tempo parado dos caminhões em postos fiscais. Isso torna as relações comerciais muito mais rápidas.

A NF-e foi uma solução criada para beneficiar todos os envolvidos, otimizando o dia a dia de vendedores e compradores e também possibilitando uma maior e mais fácil fiscalização por todas as esferas do governo. Para que você faça parte deste processo e tenha garantia na hora da emissão da Nota fiscal eletrônica, que tal conhecer nossas soluções e o que elas podem fazer pelo seu negócio?

Sua revenda de automóveis já emite a NF-e? Quais benefícios você notou com a adoção dessa solução? Conte aqui nos comentários!

Comentários estão fechados.