Comprar um carro é uma atividade gratificante para muitas pessoas e o processo de venda é fundamental para você lojista obter êxito no fechamento de mais um negócio.

Não é difícil encontrar relatos de clientes que deixaram de comprar um carro devido à má experiência no atendimento efetuado pela equipe de vendas.

Segundo uma breve pesquisa, foram identificados 4 principais fatores que levam o cliente a trocar de loja:

  1. falta de interesse do vendedor em entender as necessidades do cliente;
  2. valor de carro na troca mal avaliado;
  3. não houve oferta do test-drive;
  4. pouca flexibilidade de negociação para o valor final do carro novo e das parcelas.

O relacionamento com o cliente inicia-se antes mesmo da primeira palavra. Ao entrar em uma loja de veículos, 90% dos clientes “visualizam” o estoque da loja e procuram pelo carro desejado, momento este sendo ideal também para o vendedor estudar e abordar o cliente. Confira algumas dicas que poderão deixar sua loja em vantagem na hora de atrair um cliente:

1 – Organize seu pátio e mantenha os carros limpos

– ao chegar na sua loja o comprador tentará visualizar um carro que o atraia, deixe o pátio organizado com passagem entre os carros. 87% dos clientes que vão até a loja, ainda não definiram o modelo a ser comprado, somente a categoria (Hatch/Sedan / Cross/ SUV), é importante ele conseguir “visualizar” suas opções;

2 – Treine sua equipe para identificar o perfil do cliente

– verificar as preferências, gostos e rotina, assim como, estado civil e quantidade de filhos é fundamental para realizar um boa indicação de modelo. Neste formato você conseguirá explorar todas as qualidades do carro em comparação com as necessidades do cliente.

3 – Leve o cliente para uma test-drive

– no mercado automotivo, o test drive é essencial e determinante na decisão do cliente. Leve-o para uma pequena demonstração e aproveita para mostrar todas as qualidades do modelo em teste.

4 – Apresente diversas condições de compra

– o mundo vive de escolhas e todos gostam de aproveitar oportunidades, apresente para o cliente diversas formas de pagamento e realize diversas simulações. Busque compreender o potencial do cliente e qual condição se enquadra na expectativa.

O velho ditado “cliente sempre tem razão” está ultrapassado. A elevada concorrência, em conjunto com a facilidade de informação, e um mundo cada vez mais dinâmico está chegando à era do “cliente quer atenção”. Por isso, aprenda a cada dia e observe, mas não se esqueça de comunicar-se.

  • Como a Revenda Mais pode ajudar você?
    O sistema Revenda Mais conta com diversos módulos disponíveis para facilitar seu dia a dia. A qualquer momento você consegue consultar qualquer informação.Entre vários módulos indicamos duas funções que apoiam a relação com o cliente.
  • Módulo Clientes/Fornecedores
    Neste módulo é possível cadastrar todas as informações de clientes e fornecedores. São mais de 20 campos disponíveis para inserção. Este módulo é acompanhado da aba histórico, na qual é possível inserir interações que o cliente realizou com sua loja.
  • Módulo Comercial/Avaliação
    Neste módulo é possível cadastrar a avaliação realizada em um veículo oferecido para troca, todas as informações ficam arquivadas no sistema e ficam disponíveis no sistema para uma consulta futura.

Estes são mais alguns benefícios oferecidos para os clientes Revenda Mais.