Contratos para loja de veículos e sua importância

Contratos para loja de veículos

Vamos conhecer hoje a importância dos contratos para loja de veículos. Para que qualquer negócio seja bem sucedido é preciso haver um contrato que delimite corretamente o acordo entre as partes, e na venda de carros não é diferente! Para que a sua loja execute com segurança os serviços pelos quais foi contratada e tenha garantia de receber por eles, é necessário um contrato de veículo que estabeleça as condições entre você e o seu cliente.

O contrato é o método essencial para que uma relação de negócios seja respeitada e satisfatória para as partes envolvidas. Neste post você vai aprender mais sobre como os contratos para loja de veículos irão beneficiar sua loja de veículos.

Tem de ser bem feito e delimitar as responsabilidades

Muitos dos problemas contratuais são causados por cláusulas genéricas, que não determinam de forma clara o combinado, possibilitando múltiplas interpretações. Assim, vale a pena investir em um contrato bem redigido, seguindo as leis corretamente.

O contrato delimita as negociações e, para não ter dores de cabeça após a venda, o contrato de veículo deve ser bem escrito, estabelecendo corretamente qual foi o acordo e quais as responsabilidades de cada parte.

Ajuda a evitar a inadimplência

O atraso de pagamentos ocorre com menos frequência quando existe um contrato bem feito, com uma cláusula que estabeleça juros e multas a serem cobrados no caso de demora.

Além disso, se houver inadimplência, a cobrança judicial é bem mais rápida e muito menos desgastante quando existe o contrato de veículo. Ela pode ser feita por meio de uma ação de execução de título executivo extrajudicial.

É necessário saber elaborar o contrato

Para não errar na hora de fazer um contrato, vale a pena buscar a ajuda de quem entende do negócio! Você pode consultar um advogado ou despachante de confiança.

Todo contrato deve ser revisado em cada nova transação, pois como já dito, cláusulas genéricas podem causar problemas contratuais. Entretanto, existem alguns requisitos básicos que todo contrato deve ter e você pode usar como base para todos os negócios.

Objeto bem definido

Os deveres que serão executados devem ser especificados com clareza. Dessa forma, estará garantido que alguma das partes não peça o que não foi acordado e nem a outra deixe de cumprir com suas obrigações.

Condições de pagamento

Além de estipular qual o preço da venda, deve ser combinada qual a forma de pagamento que o cliente poderá utilizar.

Prazo

Os prazos para que os serviços sejam feitos também são primordiais. Nessa cláusula deverá ser definido qual o tempo limite para a entrega do trabalho, prevenindo cobranças desnecessárias.

Multa

O contrato é uma junção dos desejos de cada lado e, deste modo, se houver descumprimento por alguma das partes, o contrato deve conter multa para evitar ou, pelo menos, minimizar as chances de atrasos no pagamento ou entrega do serviço.

Condições para rescisão do contrato

Todo contrato deve possuir a possibilidade de ser rescindido, fornecendo suporte à parte que não quer mais continuar com o contrato, mas também certificando que a rescisão não prejudique a outra parte, que já investiu tempo e recursos para cumprir com suas obrigações.

Portanto, uma cláusula de rescisão deve contemplar todo o contexto do acordo para não prejudicar os envolvidos.

Você já foi prejudicado pela falta de um contrato? Escreva um comentário e conte a sua história e como costuma usar os contratos para loja de veículos.