O uso das redes sociais pelas empresas trazem um custo-benefício considerável, em um investimento de baixíssimo custo. A internet se transformou, pela ação do próprio consumidor, em uma rede de pessoas, onde todos têm acesso e capacidade de usufruírem de todos os benefícios ali dispostos.

Para uma análise mais aprofundada e correta das ações de marketing digital, já existem alguns indicadores que podem dar uma visão geral em números sobre o que vem ocorrendo sobre os planos postos em prática pelos empresários que iniciam seus negócios na web. Abaixo, seguem alguns deles.

– assinatura do usuário em um RSS de um blog;
– adesão do usuário à um aplicativo patrocinado para Smartphone;
– adesão do usuário à um aplicativo patrocinado para o Facebook/ Orkut;
– Opt-in do usuário para receber e-mail marketing;
– participação do usuário em uma enquete, votação ou pesquisa no site;
– impressão de anúncio e visualização do usuário no formato de banner;
– clique do usuário em um anúncio no formato de banner em portais de conteúdo;
– visualização do usuário de Pop-up em sites;
– clique do usuário em um link na busca natural ou orgânica do Google;
– clique do usuário em um anúncio de link patrocinado no Google;
– clique do usuário em um anúncio de link patrocinado na rede de conteúdo do Google;
– visualização do usuário de um vídeo positivo no Youtube;
– comentário do usuário em um vídeo no Youtube;
– hashtag ou menção positiva de marca no Trending Topics do Twitter;
– reply no Twitter;
– direct message no Twitter;
– retweet no Twitter;
– impressão de anúncio em comunicador instantâneo – MSN Messenger;
– visualização de apresentação no SlideShare;
– comentário do usuário em uma foto no Flickr, Twitpic, Facebook;
– check-in do usuário em um aplicativo (como o Foursquare, que inclusive abre espaço para comentários sobre o lugar)
– número de inscrições (curtir) em uma página do Facebook;
– comentário do usuário no site/blog/e-commerce;
– taxa de crescimento dos fãs, seguidores e amigos;
– favoritos;
– a demografia da audiência alcançada por meio da mídia social;
– análise de navegabilidade e usabilidade do site;
– aumento do tráfego do site;
– backlinks criado para o site de outros sites.