Conheça 6 motivos para padronização de processos nas empresasA padronização de processos é fundamental para fazer com que toda a equipe trabalhe com o mesmo foco para atingir os objetivos da empresa. Sem esse tipo de organização, as atividades ficam perdidas, e não há como ter um controle rígido a respeito do que precisa ser melhorado ou sobre a produtividade dos funcionários.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe nosso artigo e entenda por que padronizar os processos pode ser exatamente o que faltava para a sua loja de veículos crescer!

O que é a padronização de processos

Antes de mais nada, vamos explicar brevemente como a padronização de processos funciona em uma empresa. Isso nada mais é do que um método que tem como objetivo normatizar e organizar todas as atividades da sua empresa, desde as vendas até o controle de estoques, por exemplo.

Se a primeira coisa que veio à sua cabeça ao ler o conceito acima foi que a padronização de processos pode acabar com a criatividade e a flexibilidade da sua empresa, chegou a hora de rever os conceitos.

Apesar de passar essa impressão, esse tipo de organização é um facilitador da inovação e, até mesmo, um importante termômetro para conhecer melhor o funcionamento da empresa e os clientes. Por isso, padronizar os processos não será, de forma alguma, um impeditivo para sua empresa continuar a inovar.

6 motivos para implementar o método na sua loja de veículos

Agora que você já sabe o que é a padronização de processos, entenda um pouco mais sobre como o método funciona e quais as grandes vantagens em trazê-lo para a sua loja de veículos. Confira 6 motivos para implementar a padronização de processos na sua organização agora mesmo!

1) Aumento da produtividade

Quando falamos em padronizar processos, o grande objetivo é formalizar as atividades e apontar os caminhos mais adequados para a realização delas. Esse tipo de organização facilita o dia a dia de trabalho de todos dentro da empresa, uma vez que permite que os processos sejam facilmente entendidos e monitorados.

Quando os seus funcionários sabem exatamente o que precisa ser feito e por qual momento do processo eles são responsáveis, a produtividade torna-se muito maior. Isso acontece porque você evita a perda de tempo com dúvidas ou refações, justamente porque as atividades são mais previsíveis e porque é possível antecipar os acontecimentos e evitar possíveis danos.

2) Melhoria da qualidade

Sabemos que a qualidade dos produtos e do atendimento contam muitos pontos no momento da venda. Clientes insatisfeitos, seja porque receberam um produto com defeito ou porque foram mal atendidos, além de não voltarem a comprar da sua empresa, tendem a compartilhar suas experiências negativas com os conhecidos, prejudicando a imagem que foi construída.

Outro grande benefício da padronização de processos é justamente a melhoria da qualidade nesses pontos. Quando as etapas e atividades estão bem definidas, fica muito mais fácil de acompanhar a qualidade dos processos quase que em tempo real.

Além disso, essa metodologia já é desenvolvida de forma a orientar toda a sua equipe a focar sempre em aumentar os níveis de qualidade, tanto do produto quanto do atendimento ao cliente.

3) Controle das atividades

O mais bacana da padronização de processos é que cada pessoa dentro da empresa está encarregada de sua atividade, ou seja, cada um é responsável por aquilo que faz e pelos seus resultados.

Quando a sua equipe está consciente de suas atividades e entende até onde vão suas responsabilidades, fica muito mais fácil de desenvolver uma cultura voltada à qualidade e à agilidade.

Além de ser benéfico para toda a empresa, esse é um ponto que faz com que você tenha mais tempo livre para cuidar de outras atividades que estão sendo deixadas de lado e podem ser muito mais importantes para o desenvolvimento da empresa, como a parte administrativa e estratégica.

4) Facilidade de aprendizado

Padronizar processos é sinônimo de simplificar as atividades e, dessa forma, aumentar a produtividade dos funcionários, certo? Quando isso acontece, as pessoas conseguem focar mais em detalhes que realmente fazem a diferença – como o resultado do trabalho que estão executando e, até mesmo, em formas de inovar e trazer soluções criativas para a empresa.

E é exatamente por isso que esse tipo de organização facilita o aprendizado da empresa como um todo e gera mais valor para os produtos. Quando pessoas conseguem focar sua atenção naquilo que realmente importa, ao invés de precisarem se preocupar com refações desnecessárias ou com informações conflitantes, elas voltam seus esforços para questões estratégicas e que realmente agregam valor para a empresa.

5) Utilização correta dos recursos

Os gastos e os desperdícios são os grandes vilões de qualquer empresa. E isso vale tanto para os insumos tangíveis quanto para o tempo gasto em cada atividade.

Com todos os benefícios que listamos acima, fica fácil visualizar que a organização e a padronização dos processos ajudam os funcionários a entender melhor o uso dos recursos e a direcionar sozinhos a sua aplicação.

O resultado desse benefício é visível na redução de custos e no aumento de produtividade da sua empresa.

6) Diminuição de falhas

Os erros são também vilões que impedem o crescimento das empresas. É fato que estamos todos suscetíveis às falhas. No entanto, quando as atividades não são claras, e os processos bem definidos, as chances de detalhes passarem despercebidos ou ocorrer falhas graves são muito maiores.

Com os processos alinhados e documentados, fica muito mais fácil evitar os erros e controlar o que acontece. Novamente, a sua empresa ganha em produtividade e competitividade.

O que pode ser padronizado?

Agora que você já está convencido de que a padronização de processos pode ser o caminho para a sua empresa crescer e faturar mais, a grande pergunta que fica é: o que pode ser padronizado?

A princípio, pode parecer um pouco de exagero querer padronizar todas as atividades da empresa, mas fique sabendo que esse é um hábito altamente benéfico e que pode – e deve – ser implementado, desde as atividades rotineiras até as mais complexas.

Quando há um padrão para que o trabalho seja desenvolvido, as pessoas se sentem mais seguras em executar suas tarefas. Assim, você abre espaço para que os funcionários foquem na qualidade e na inovação.

Pode parecer complicado no começo, por representar uma grande mudança. No entanto, a padronização de processos só tem a agregar e a gerar ainda mais diferenciais competitivos para a sua empresa.

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