Como vender mais com um bom atendimento ao cliente?

Como vender mais com um bom atendimento ao cliente?

Por se tratar de um dos mercados mais concorridos, donos de concessionária estão sempre procurando meios de otimizar seu negócio e, principalmente, suas vendas. Perguntas do tipo “como fechar o negócio mais rápido?” e “como vender mais?” são bem comuns, mas a boa notícia é que nós temos a resposta: por meio do atendimento ao cliente.

Isso não é novidade, claro, toda empresa sabe que lidar bem com o público é um elemento-chave para o sucesso. O que você talvez não saiba é que isto é uma ciência!

Isso mesmo, saber como vender mais é uma ciência que precisa ser estudada e aplicada diariamente para se manter à frente da concorrência.

Para te ajudar, nós listamos algumas dicas sistemáticas que, depois de adotadas, trarão resultados extremamente satisfatórios. Confira!

Faça um planejamento e revise regularmente

Se o objetivo é vender mais e melhor, a primeira coisa a se fazer é planejar e criar estratégias de vendas.

Isso envolve tempo, conhecimento do mercado e perfil do cliente. É preciso considerar todas as variáveis do negócio para definir o preço e as promoções que serão ofertadas.

O ideal é criar um planejamento mensal, considerar a depreciação do estoque, os itens que têm maior aceitação dos clientes e, portanto, maior giro, a disposição da loja para dar destaque aos produtos, plano de metas para funcionários e muitos outros.

Com este planejamento, o foco do empresário poderá ser direcionado para o atendimento ao cliente de forma estratégica, supervisionando o padrão dos funcionários, dando atenção especial para clientes fiéis e, eventualmente, revendo o planejamento para fazer algum ajuste.

Converse com o cliente na própria loja

Por incrível que pareça, conversar cara a cara com o cliente oferece uma série de informações estratégicas, mesmo que ele não compre um veículo no primeiro momento.

Se ele foi até a loja, é porque existe um interesse e necessidade. Ele é o chamado “cliente potencial”, ou lead.

Registrar todas as informações deste cliente, o que está buscando em um carro e, obviamente, seus contatos, é uma forma excelente de fechar mais vendas, principalmente porque o estoque está sendo constantemente renovado.

Use um sistema para lojas de veículos

Planejar e conversar com os clientes toma tempo, assim como administrar os outros setores da empresa, que nem sempre podem ser totalmente confiados a outros funcionários.

Mas isso não significa que o empresário deva voltar toda a sua vida e saúde para a concessionária. É aí que um sistema para loja de veículos vai fazer a diferença, pois otimiza os processos internos e permite que o empresário delegue etapas e administre através dos dados emitidos pelo sistema.

Treine a equipe para realizar um atendimento inesquecível

Vendedores de carros vendem carros, excelentes vendedores de carros vendem soluções.

Criar uma experiência de compra que fique registrada na memória do cliente, explorando os aspectos emocionais daquela compra, certamente irá fidelizá-lo. Mas, para isso, é preciso descobrir o motivo dela.

Seja o primeiro carro, um presente para a esposa, a troca de um veículo mais caro por um mais em conta, cada uma dessas histórias oferece uma fonte inesgotável de informações para fechar a venda. A chave para o bom atendimento ao cliente, afinal, é demonstrar interesse nele. Assim, se ele se sentir confortável na sua loja, é certo que irá voltar.

Use as redes sociais para saber como vender mais

O segundo lar da maioria dos consumidores se chama “rede social”. O mundo está conectado, e é por meio delas que os consumidores dão indicativos de suas necessidades e preferências.

Ser uma autoridade nas redes sociais, e até criar uma loja de carros virtual, são alternativas que vão ao encontro do que os consumidores buscam: interações cada vez mais inovadoras com o cliente.

Com estas melhorias no atendimento ao cliente, e uma administração eficaz, o dono de uma concessionária poderá se concentrar em diversas outras estratégias e pesquisas sobre como vender mais diariamente.

E você, já adotou esses processos na sua loja? Quais outras atitudes você acredita serem essenciais para aprimorar as vendas? Deixe seu comentário!