Como proteger juridicamente minha loja de veículos?Como proteger juridicamente minha loja de veículos?

Qual administrador de uma revendedora de automóveis nunca se perguntou: como proteger juridicamente minha loja de veículos? Ou se deparou com um problema jurídico relacionado à venda de veículos? Isso é praticamente inevitável.

Mas a administração de uma loja de veículos pode ser mais eficiente e impedir que diversos problemas (não só os judiciais) apareçam. E é sobre isso que falaremos hoje. Continue a leitura e saiba mais!

Sua loja de veículos precisar estar juridicamente protegida

Sua revendedora de carros tem um departamento jurídico? Contrata os serviços de um advogado ou escritório de advocacia? Possui estrutura para enfrentar assuntos judiciais? Se suas respostas não foram afirmativas para a maioria das perguntas, esperamos que esse artigo te ajude.

Você sabe que o CDC — Código de Defesa do Consumidor — rege as relações de vendas, e o consumidor é o elemento mais fraco dessa relação. Nesse raciocínio, qualquer cláusula que for considerada abusiva será excluída ou interpretada a favor do cliente. Isso pode gerar muitos prejuízos e a forma de evitá-los é simples!

É importante resguardar sua empresa nas transações com veículos

Algumas medidas podem ser tomadas para garantir uma boa gestão de uma loja de carros. Se você não tem uma equipe de confiança ou não tem controle pleno sobre os setores da companhia, comece a pensar em usar a tecnologia a seu favor.

Outro setor relevante para ser preservado é o de elaboração de contratos. Ao contrário do que se pensa, quanto mais claro for um contrato, melhor será para a empresa. Um documento mal elaborado, sem uma linguagem clara, que omite informações importantes, servirá para uma provável ação vitoriosa de um consumidor insatisfeito.

Portanto, quando estiver redigindo seus contratos, não faça cláusulas muito genéricas, senão o cliente/fornecedor pode se valer dessas cláusulas para te obrigar a fazer algo que não estava previsto no contrato. E isso muitas das vezes acarreta em gastos excessivos.

Alguns itens essenciais devem ser observados para proteger seu negócio

É fundamental ter controle e conhecimento de tudo o que acontece em sua loja de veículos, diminuindo assim a dependência de funcionários.

Tenha os cadastros e movimentações financeiras organizados e acessíveis. Crie mecanismos de arquivamento das negociações e treine seus colaboradores para oferecerem somente o que for possível realizar.

Criar falsas expectativas transmite uma imagem muito negativa de seu empreendimento. Preze pela transparência de sua loja e conte com ajuda especializada para ter menos contratempos.

Ao elaborar um contrato, não deixe de tratar dos seguintes itens:

  • Objeto bem definido (modelo do produto, valores);
  • Condições de pagamento;
  • Prazo para cumprimento (seja o seu, o do cliente ou do fornecedor);
  • Multa em caso de descumprimento;
  • Condições para rescisão do contrato;
  • Condições e prazos de garantia.

Soluções tecnológicas podem ajudar na gestão de uma loja de carros

Para te auxiliar a cuidar de todas essas questões, uma boa opção seria encontrar uma ferramenta fácil de usar e, ao mesmo tempo, capaz de reunir a movimentação de vários setores. Esse tipo de recurso facilita o gerenciamento.

Existem hoje softwares de gestão capacitados para, a partir do cadastro do veículo, gerar anúncios, redigir contratos, emitir notas fiscais. Além disso, reúne a gestão dos setores jurídico, comercial, financeiro e cataloga seus clientes criando um banco de dados organizado. E todas essas funcionalidades são realizadas com alguns cliques!

Para entender melhor sobre esse e outros assuntos relacionados, baixe nosso Guia completo para o sucesso de sua loja de veículos!