Como motivar a equipe de vendas sem muito investimentoPara quem trabalha na linha de frente de uma empresa, a motivação é a peça chave para vencer os obstáculos do dia a dia e superar a concorrência. É o vendedor que tem contato direto com o cliente e que pode estabelecer a melhor estratégia de venda e alavancar o faturamento. Na falta de motivação, no entanto, ele pode não atingir resultados tão satisfatórios.

A empresa tem grande responsabilidade quando se trata da motivação de sua equipe. Estabelecer um programa de incentivos ou mesmo um ambiente de trabalho propício tem impacto direto nos resultados de vendas dos funcionários.

Vejamos, então, algumas dicas para motivar a equipe de vendas e aumentar o faturamento sem muito investimento. Preparado? Vamos lá!

Dê feedbacks positivos

Muitos gestores cometem o erro de sempre lançar críticas negativas quando as metas não são atingidas, mas não reconhecer quando o vendedor se supera e vende acima do esperado. É preciso entender que feedbacks positivos são importantes e motivam o profissional a querer alcançar cada vez maiores resultados e melhorar o seu desempenho.

Atente-se à maneira com que os feedbacks são reportados aos funcionários, devendo ser feitos de forma individual e nunca coletivamente – o que pode ser visto como uma situação de constrangimento. É preciso que o líder tenha uma postura tranquila e saiba conversar com o vendedor, relatando o que precisa ser melhorado, entendendo o que causou um resultado insatisfatório e fazendo elogios diante de um desempenho excelente.

Crie metas e um sistema individual de remuneração

Muitos líderes acabam errando ao exigirem um desempenho maior dos seus vendedores sem qualquer tipo de recompensa. É essencial que gestores estabeleçam uma meta de vendas para seus funcionários e ofereçam comissões e incentivos por cada resultado alcançado. Quando os colaboradores ganham algo em troca pelas metas atingidas, eles ficam mais motivados e os lucros da empresa acabam aumentando.

Pensar num programa de incentivos como uma despesa é o que leva muitos empreendedores a não investirem nos seus colaboradores para alcançarem suas metas. Pense nisso como um investimento, já que quando os objetivos forem cumpridos e empresa estará aumentando seu faturamento. Assim, o programa de incentivos acaba sendo uma troca entre a empresa e seus funcionários.

Escute a sua equipe de vendas

Se as vendas não estão atingindo os resultados esperados, as únicas pessoas que saberão realmente reportar o problema é a equipe de vendas. Ouvir o que os funcionários têm a dizer sobre os problemas enfrentados e as dificuldades em cumprir as metas estabelecidas é o primeiro passo para definir soluções e tentar implementá-las o mais rápido possível.

Além disso, empresas que estimulam a participação dos funcionários no processo de decisão constroem um ambiente mais produtivo e motivador. Compartilhar informações entre a equipe pode trazer uma melhoria na performance de vendas e um aumento significativo nos lucros da empresa.

Seja flexível

Para muitos empreendedores, ter vendedores muito livres é indicativo de menores rendimentos, uma vez que muitos podem não cumprir o que foi estabelecido. No entanto, ser flexível com a equipe de vendas tem sido a opção de muitos mentores, uma vez que cada funcionário tem uma forma de trabalhar e planejar sua própria agenda de acordo com o que acredita ser prioritário.

Se a meta for atingida, provavelmente não faz muita diferença a maneira como o vendedor organiza sua rotina de trabalho. Contudo, se o gestor observar que os resultados não estão sendo satisfatórios e que o sistema de deixar a agenda flexível não está trazendo bons resultados, é preciso rever o que está afetando a execução das tarefas e realizar alterações na rotina de venda do funcionário.

Com essas dicas simples, a sua equipe de vendas ficará muito mais motivada e os resultados positivos serão visíveis rapidamente. Para aumentar ainda mais os seus ganhos, veja como vender mais utilizando as redes sociais.

 

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