Como liderar sua equipe de vendas em sua loja de carros

Como liderar sua equipe de vendas em sua loja de carros

Com o país mergulhando em crise econômica, já era de se esperar que vários setores de vendas entrassem também em crise, tendo uma considerável queda em suas vendas principalmente no início desse ano.

Com isso, as concessionárias têm buscado diversas alternativas para atrair consumidores, entre elas a ampliação no prazo de pagamento, a isenção de juros diante de um certo valor na entrada, etc. Mas não é só isso que faz a diferença, e existe, inclusive, uma forma de fazer subir as vendas sem precisar diminuir o seu lucro!

Sim, estamos falando da boa liderança da sua equipe de vendedores de forma a ensiná-los a aproveitar qualquer oportunidade de venda que surgir, impulsionando-os a alcançar suas metas independentemente de qualquer crise no mercado.

Gostou da ideia? Então veja abaixo algumas dicas para liderar seus vendedores e continuar vendendo muito em qualquer contexto!

Conquiste sua liderança

Se engana quem pensa que a liderança é imposta pela autoridade do chefe. A liderança, na verdade, precisa ser conquistada, e as pessoas tendem a respeitar muito mais quem mostra o exemplo do que quem se apoia apenas no organograma da loja.

É importante que o líder mostre, na prática, como o vendedor deve agir e não imponha nada a ele, sendo apenas o modelo em que ele deverá se espelhar.

Passe segurança

Tenha certeza de que conquistará de seus funcionários ainda mais respeito mostrando a eles o conhecimento que você possui — não só sobre o mercado automotivo, mas também sobre o processo de vendas.

Quando a equipe enxergar sua capacidade e seu conhecimento, se interessará em seguir seus conselhos, pois verá que você entende bem sobre o assunto e sabe o que diz. O líder precisa mostrar que tem capacidade de estar no cargo que está atualmente.

Mostre o caminho

Estipular metas é de extrema importância para qualquer área de vendas, mas além disso, é preciso que, ao liderar, você mostre as diversas formas de alcançar essas metas, objetivando então o trabalho de seus vendedores e melhorando com certeza as vendas da loja de carros.

Afinal, são exatamente essas metas que mostram como anda o processo de vendas e te ajudam a enxergar os vendedores que necessitam de mais dicas e os que têm se destacado.

Provoque atitudes positivas

É visível o fato de que um vendedor motivado e satisfeito rende muito mais e conquista muito mais clientes, aumentando consequentemente seu percentual de vendas concluídas. Ao liderar, é importante que você se lembre sempre de motivar seus liderados, seja com atitudes positivas, que provocarão o mesmo efeito; por premiações de vendas; ou pelo bom relacionamento, que também irá gerar uma satisfação profissional maior.

Não é difícil concluir que, quanto mais o mercado financeiro e político se mostrar em crise, mais importante é que todas as áreas comerciais busquem formas de se aperfeiçoar ainda mais no que fazem, para atrair clientes e sair impunes desse momento de instabilidade. Uma boa liderança faz com que seus vendedores continuem rendendo o máximo possível e saibam aproveitar todas as oportunidades que surgirem.

E você, como tem treinado e se relacionado com o seu time? Utilize o campo de comentários para compartilhar conosco suas experiências e dúvidas!

O que você deseja fazer agora?