como gerir um estoque de veículos

Todos os proprietários de revenda de automóveis sabem que gerir o negócio é uma tarefa árdua. Controlar as vendas, proporcionar aos clientes um atendimento de excelência, gerenciar os funcionários, monitorar o estoque e diversas outras atividades que, associadas à volatilidade do mercado de venda de carros, fazem com que a gestão no negócio seja extremamente trabalhosa.

Dentre todas essas responsabilidades dos empreendedores, a gestão do estoque é uma das mais difíceis. Controlar a quantidade de veículos armazenados e direcionar os corretos para a venda é algo que pode impactar bastante nos lucros e nos resultados do negócio.

Mas como gerir um estoque de veículos de forma eficaz?

Pensando nisso, fizemos este post especialmente para você, dono de uma revenda de automóveis! Confira a seguir e aprenda como gerir um estoque de veículos e manter o seu fluxo de caixa e lucros sempre em alta!

Faça um levantamento e cadastre todos os veículos

Antes que se inicie a gestão do estoque propriamente dita, é preciso que os empreendedores conheçam exatamente quais são os veículos existentes na loja, bem como todas as suas informações e façam um cadastro deles. Este cadastramento pode ser facilitado por meio de um software de gestão integrada, no qual os empresários podem cadastrar e controlar todos os carros.

O mais importante é que este cadastro contemple todas as informações mais importantes do carro, como: modelo, ano, cor, quilometragem e diversas outras particularidades. É fundamental que os donos de revenda se lembrem que é preciso conhecer o estoque de veículos para gerenciá-lo.

Desenvolva processos de controle do estoque

Depois de realizado o levantamento de todos os carros e seus respectivos detalhes, além de terminado o cadastro no sistema da loja, é preciso que os empresários criem processos internos a serem seguidos por toda a equipe.

Procedimentos como o recebimento de novos carros, compra de veículos para a loja, a venda e o estudo da depreciação dos modelos estocados devem ser devidamente escritos e registrados.

Para gerenciar o estoque de uma revenda de carros, é preciso que toda a empresa siga todos os processos. Somente assim é possível controlar os modelos armazenados e evitar que percam demais o seu valor de mercado ou que a loja possua muito dinheiro em estoque.

Acompanhe o mercado

Trabalhar com a venda de carros é algo que exige que os empreendedores estejam sempre ligados no mercado. Qualquer novo lançamento ou promoção dos fabricantes pode prejudicar bastante o negócio.

Por isso, é essencial que os revendedores fiquem atentos ao mercado, evitando manter no estoque carros que tenham baixa procura ou que desvalorizam demais devido aos novos lançamentos.

Fique atento à depreciação dos carros

A lógica é muito simples de entender: quanto maior for a depreciação do carro, menor o seu valor de revenda, logo, menores serão os lucros da empresa. Portanto, monitorar a desvalorização dos automóveis é imprescindível para a gestão do estoque de veículos.

Tanto as informações de depreciação quanto o andamento do mercado devem ser constantemente considerados pelos empreendedores. Com estas informações pode-se fazer promoções e focar na venda de modelos que estejam preso no estoque há mais tempo ou apresentem a tendência de perda de valor acentuada.

Lembre-se também que quanto maior o estoque próprio, menor o fluxo de caixa. Logo, menor será o valor disponível para aproveitar oportunidades de compra por valores atraentes. Quem nunca deixou de comprar um veículo barato por estar sem dinheiro disponível no momento?

Gostou das dicas de como gerir um estoque de veículos? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro das melhores informações para o seu negócio!