como-funciona-o-consorcio-de-carros-seminovosEstá afim de comprar um veículo usado, mas não sabe se é possível fazer um consórcio de carros seminovos? Sim, é possível! O senso comum acredita que para comprar um carro por consórcio ele precisa ser 0km, mas isso não é verdade.Leia nosso artigo, saiba como funciona o consórcio de carros seminovos e não erre na hora de fechar o negócio!

Como funciona o consórcio?

O consórcio é uma forma de pagamento parecida com o financiamento, em que você paga o valor de uma prestação mensal a uma empresa. Porém, financeiramente falando, ela é mais vantajosa.

Para buscar o financiamento é necessário ir a uma administradora cadastrada pelo banco central e adquirir uma carta de crédito com o valor escolhido. Alguns bancos também oferecem o serviço.

Quais as vantagens do consórcio de carros seminovos?

Os custos são, sem dúvidas, mais baixos. Portanto, ao escolher fazer o consórcio de carro usado, as taxas de juros pagas pelo cliente serão menores. O que não acontece no financiamento, em que o valor total pago, muitas vezes, é o dobro do bem adquirido.

Quais são os pontos negativos?

Tem que ter paciência. Diferente do financiamento, o consórcio de carros seminovos não te entrega o veículo na hora, pois a sua carta de crédito precisa ser sorteada ou é necessário que você dê um lance na tentativa de “leiloar” o veículo.

Se você não teve nem sorte, nem grana, o automóvel só virá para a sua mão ao término do pagamento das prestações.

Quais cuidados deve ter na hora de fechar negócio?

Fique atento na hora em que você for bater o martelo e adquirir uma carta de crédito. Algumas empresas não permitem que o carro escolhido por você tenha mais do que cinco anos de uso, o que pode ser o seu caso quando foi fazer um consórcio de carros seminovos. E ainda:

  • Em alguns casos a administradora ainda pode exigir que você escolha um seminovo que seja mais caro do que a sua carta de crédito. Ou seja: te “obrigam” a pagar mais taxas para poder adquirir o veículo;
  • Não feche negócio com pressa. Leia todas as cláusulas do contrato que você está adquirindo, pesquise várias empresas, não se afobe;
  • Lembre-se: adquirir um bem duradouro quanto pode ser um carro, seja ele novo ou usado, exige muita paciência para não errar na escolha.

Qual veículo escolher?

Outra vantagem de realizar um consórcio é que você não precisa necessariamente ter o modelo de carro já em mente na hora de fechar o negócio.

A maioria das empresas permite que você escolha o carro só depois de ser contemplado. Resumindo: você pode fechar o negócio e só depois começar a pensar no veículo que vai escolher para sair pelas ruas.

Dependendo da grana que você tem para investir e o tempo que você tem para poder adquirir o bem, o consórcio de veículos seminovos pode ser a melhor opção para realizar esse sonho!

Gostou das dicas sobre consórcio de carros seminovos? Então compartilhe este post nas redes sociais e ajude os seus amigos!