como-fidelizar-o-cliente-veja-4-dicas-matadoras-para-lojas-de-veiculosO ano de 2016 se apresenta tão desafiador quanto o ano que passou. Diante das baixas nas vendas de veículos em 2015, é fundamental iniciar este ano com um planejamento bem-feito e adequado para garantir que o resultado seja cada vez melhor — é importante criar estratégias e uma sistemática que garantam o aumento do seu número de vendas.

Para facilitar esse processo, separamos 4 dicas matadoras que ajudarão a sua loja de veículos a entender como fidelizar o cliente:

1 – Busque sempre entender a necessidade do cliente

O constante processo de reflexão e busca pelo autoconhecimento que fazemos frequentemente em nossas vidas pessoais, também é um mecanismo importante para analisar se os nossos produtos e serviços estão de acordo com o que mercado procura. Muitas vezes, o motivo da queda das vendas é uma mudança de perspectiva por parte do cliente. Por isso, é importante manter um diálogo constante, mesmo depois que o produto for vendido, para entender quais critérios são levados em conta na hora da procura e posterior compra. Esteja sempre atualizado com as mudanças sofridas pelo mercado e com as alterações no comportamento do seu consumidor.

2 – Utilize o e-mail marketing como um importante aliado

Com base na dica apresentada acima, o e-mail marketing é uma das principais ferramentas para construir um processo comunicativo com meio, início e fim. O uso desse mecanismo apresenta muitas vantagens, como a possibilidade de antecipar o planejamento, além de monitorar resultados e manter um contato mais frequente com os clientes. Além disso, através do e-mail marketing você é capaz de segmentar o seu público de acordo com suas preferências, estágio no funil de vendas, ou qualquer que seja a estratégia que você montou.

Veja aqui outras vantagens que o e-mail marketing apresenta para as empresas do setor automotivo.

3 – Mantenha sua equipe sempre motivada para realizar o melhor atendimento possível

Ter as melhores ofertas, condições e veículos, é o suficiente para fechar uma venda? A resposta é não. É preciso construir um processo constituído de várias partes, tendo como o elo principal a qualidade do atendimento. Um vendedor desmotivado, mal-humorado ou sem o conhecimento técnico suficiente, pode gerar resultados negativos que vão além da perda de uma venda, eles fazem com que o cliente nunca mais retorne a sua loja e ainda contribui para o famoso marketing negativo sobre a empresa.

A capacitação e a preparação dos seus funcionários não devem ser vistas como gastos, mas, sim, como um investimento em longo prazo que trará mais investimento para o seu negócio.

4 – Reter clientes é mais importante do que adquirir novos

Qualquer venda parte do mérito em conquistar o cliente. Trata-se de uma missão difícil, mas que apresenta alguns atalhos, sendo o principal deles a retenção de clientes. Essa atitude, além de gerar uma demanda fixa para a loja dos veículos, também facilita a aquisição de novos clientes, já que os clientes satisfeitos indicarão a empresa para novos compradores e assim o equilíbrio entre reter e adquirir acontecerá naturalmente.

Além disso, é muito mais vantajoso economicamente manter um cliente satisfeito e que já conhece a sua empresa do que investir tempo e dinheiro em um novo que ainda não está qualificado o suficiente para fechar uma compra.

A aplicação dessas dicas possibilita a criação de um panorama concreto que, com certeza, facilitará muito fidelização dos seus clientes. Por isso, busque colocá-las em prática o mais rápido possível e colha os resultados que tanto espera, driblando a crise e construindo uma base sólida para gerar sempre um ótimo montante de vendas.

Conseguiu aprender a como fidelizar o cliente? Quer saber mais sobre superar a baixa na venda de veículos com um passo a passo completo para te auxiliar nesse processo? Então baixe o nosso e-book “Aquecendo a Venda de Veículos” e veja como aproveitar todas as oportunidades de crescimento geradas por esse cenário!

 

Conheça ferramentas que auxiliam sua loja no dia a dia