como-fazer-um-financiamento-para-compra-de-carroSe você pensa em comprar um carro, mas não tem o dinheiro ou simplesmente não deseja fazer o pagamento à vista, o financiamento pode ser uma excelente opção. Continue lendo o nosso artigo e descubra como funciona e como você pode fazer um financiamento para compra de carro.

1. Como funciona o financiamento para compra de carro

O financiamento para compra de carro, seja ele novo ou usado, é realizado via bancos público e privados. Os valores e as prestações devem ser negociados diretamente com a instituição contratada e variam de acordo com o salário da pessoa que está contratando o financiamento.

De forma geral, os financiamentos podem ser classificados em três tipos: Crédito Direto ao Consumidor (CDC), leasing ou consórcio.

CDC: nessa modalidade, você realiza um empréstimo com um banco para fazer a compra do carro. Apesar de o veículo ficar em sua posse, você não pode vendê-lo novamente até finalizar o pagamento de todas as prestações.

Leasing: no leasing, quem compra o carro são as empresas que trabalham com essa modalidade de financiamento. Dessa forma, até terminar as parcelas, você paga pelo aluguel do carro.

Consórcio: aqui, você faz parte de um grupo com outros compradores organizado por uma administradora de consórcio. Você paga as prestações, mas só recebe o veículo quando for sorteado. No entanto, é possível fazer alguns lances que funcionam como um adiantamento das parcelas e ser contemplado com o veículo antes de o sorteio acontecer.

2. Dicas para fazer o financiamento

Antes de escolher o melhor tipo de financiamento para compra de carro, é muito importante prestar atenção a alguns pontos para não ter surpresas no futuro e conseguir finalizar o pagamento das parcelas com tranquilidade.

Compare as taxas de juros

O primeiro ponto é sempre comparar as taxas de juros praticadas em diferentes instituições e modalidades de financiamento. Entenda quais bancos oferecem as melhores condições e compare todas as tarifas e regras para contratação do financiamento para que você consiga escolher a opção mais adequada que se encaixe às suas necessidades e dinheiro disponível.

Faça uma simulação dos valores

A grande maioria, se não todas as instituições oferecem ferramentas que possibilitam com que você faça uma simulação do financiamento para compra de carro. Use esse tipo de facilidade ou faça a sua própria simulação para visualizar como serão os pagamentos e taxas ao longo do tempo e entender, na prática, se os valores propostos estão de acordo com o seu orçamento e você conseguirá arcar com todos os pagamentos.

Lembre-se que esse tipo de análise é de extrema importância para que você não seja surpreendido no futuro com uma parcela muito maior do que as que estava esperando.

Pergunte sobre as multas

O ideal é que você trabalhe sempre em um cenário confortável e abaixo do que tem a capacidade de pagar, justamente para que não atrase nenhuma parcela e não precise pagar multas. Ainda assim, imprevistos podem acontecer e é importante que você esteja preparado para lidar com eles.

Por isso, antes de fechar um contrato, não deixe de questionar a instituição sobre as multas e os juros cobrados em caso de atraso. É muito importante considerar também esses pontos, mesmo que eles estejam longe de acontecer, para que você tome a melhor decisão.

Você conhece alguém mais que está pensando em fazer um financiamento para compra de carro? Então, não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais para ajudar outras pessoas!