Checklist de veículo: veja como ele pode salvar sua lojaFazer um checklist de veículo pode parecer uma tarefa simples e desnecessária, afinal, muitas pessoas acham que têm uma memória ótima e que conseguem se lembrar de todas as tarefas que têm por fazer. Mas um estudo de um médico americano chamado Atul Gawande provou que fazer um checklist traz diversos benefícios para o estabelecimento.

Esse sistema pode muito bem ser implementado em diversas lojas, incluindo as de vendas de automóveis. Se você possui uma revendedora de carros, que tal começar a fazer um checklist de veículo? Continue a leitura e veja o que é essa lista e os seus benefícios mais marcantes que ela trará para o seu estabelecimento!

O que é o checklist de veículo?

Checklist de veículo nada mais é do que uma lista de tarefas a serem feitas, na qual você risca as atividades já executadas. Essas tarefas podem incluir itens como produtos que devem ser comprados e partes que devem ser observadas.

Ao realizar uma tarefa, você pode marcá-la com um “check” ou riscá-la, para saber que está na hora de passar para o próximo item. Um software de checklist pode facilitar muito a realização dessa tarefa.

Quais as vantagens do uso do checklist de veículo?

Segurança

Assim que recebe um novo carro em sua loja, você já acredita, de cara, que ele está funcionando perfeitamente e que não trará problemas nem dentro da loja e nem para o cliente?

Digamos que você seja uma revendedora de carros usados. Um cliente chega em sua loja e ouve uma ótima propaganda do seu vendedor de um veículo que acabou de chegar. Muito empolgado, o cliente pede para fazer um test drive. E então, o carro quebra no meio do caminho.

Imagine uma outra situação. O veículo para de funcionar em uma avenida movimentada, uma estrada, ou até no meio de um cruzamento: colocaria em risco os envolvidos. Essa situação prejudicará, e muito, uma venda que poderia ter sido fácil e até mesmo a reputação da sua loja.

Assim que o carro chegar você deve fazer uma checklist de alguns itens como motor, amortecedores, suspensão, e até mesmo pedir para seu mecânico dar uma olhada no veículo. Dessa maneira evitará situações que podem colocar em risco até mesmo a vida do cliente e do vendedor.

Foco

Esse é um dos principais benefícios de se fazer um checklist. É comum que uma pessoa faça diversas tarefas e com isso ela muitas vezes perde o foco de uma tarefa e vai realizar a outra; e acaba interrompendo essa também para poder fazer uma terceira.

Um checklist ajuda a pessoa a fazer uma tarefa por vez, do começo ao fim e só então passar para a próxima. No checklist de veículo, por exemplo, não adianta ir checar o motor, e antes de verificar todos os itens passar para a suspensão.

Eficiência

Um checklist de veículo tornará sua equipe muito mais rápida e eficiente. Com os itens certos na lista saberão quais tarefas que devem ser feitas naquele veículo em específico como alguma documentação necessária, reparos e limpeza.

Por exemplo, um carro com um pequeno defeito no banco deve ser reparado. As diversas etapas do reparo podem estar em um checklist e assim o trabalho será feito muito mais rápido e sem pular etapas.

Existem diversas outras vantagens em se utilizar um checklist, mas agora você já sabe as principais. Apesar de parecer um sistema desnecessário, um checklist de veículo ajudará muito a manter excelentes níveis de segurança e satisfação em sua loja, além de ajudar a aproveitar melhor o tempo e reduzir gastos.

Se você gostou das dicas, deixe seu comentário e compartilhe suas experiências com o uso de checklist!