Elasticsearch

A agilidade na busca de dados é fundamental em aplicações web e agora os lojistas têm um importante aliado nessa tarefa para deixar os seus sites mais rápidos e confiáveis. Por meio da ferramenta Elasticsearch, é possível analisar grandes quantidades de dados em tempo real.

Comparado aos sistemas de gerenciamento de banco de dados convencionais – geralmente engessados para algumas pesquisas e filtros de dados – o Elasticsearch atende cada site de forma flexível. Enquanto o cliente usa um banco de dados convencional leva 10 segundos para efetuar uma consulta, uma busca em site com o Elasticsearch esse tempo é reduzido para apenas 10 milissegundos. Desta forma, o ritmo de trabalho e o seu rendimento crescem consideravelmente.

Um exemplo de uso está no momento da pesquisa por uma palavra, sendo que o usuário digitou uma letra errada e acabou não encontrando o que queria. Ou ainda, ter que refazer a busca ou pesquisar a metade da palavra, sem obter resultados. Trata-se de uma situação comum, uma vez que alguns sites de busca permitem a pesquisa parcial e/ou com alguns erros de digitação. Com o Elasticsearch, o usuário ganha tempo, já que a sua pesquisa é comparada com um percentual de aproximação da palavra, usando os dados da digitação e com o que está salvo, em um processo realizado em milésimos de segundo.

Algumas dúvidas comuns na implementação

O Elasticsearch mudará o layout do meu site?

Não, o ele não mudará o layout do seu site. A tecnologia do Elasticsearch não influencia em absolutamente em nada em seu layout. É uma ferramenta que trabalha por trás das páginas web, fazendo com que o layout continue o mesmo.

Preciso desinstalar o banco de dados do meu site para implementar o Elasticsearch?

Não, ele terá acesso aos seus dados de uma maneira diferente, que consiste em copiar sua base de dados para dentro do Elasticsearch e formatá-la de forma que a sua pesquisa seja a mais rápida possível.

O Elasticsearch necessita de manutenção?

Sim, como qualquer outro sistema.

Vantagens do Elasticsearch

  • Análise de dados em tempo real (near-realtime).
  • Alta disponibilidade para tratar grandes volumes de dados e armazenamento de dados em forma de documentos.
  • Possui diversos outros recursos como geolocalização e analytics. Ou seja, é uma poderosa e flexível ferramenta.
  • Implementação rápida e fácil em qualquer aplicação web.
  • Comunicação fácil com diversas linguagens de programação.
  • Fácil conexão com o banco de dados .
  • Manutenção fácil.

Escrito por

Andreia Santos
Andreia Santos
A Andreia é especialista em programação e novas tecnologias.