As festas de final de ano se aproximam sinalizando que o ano está acabando. Este é um ótimo período para realizar uma avaliação do ano que está terminando, analisando todas as ações de 2014 e planejar novas ações para o próximo ano.

Deixar para realizar esse planejamento no inicio do próximo ano poderá comprometer os meses iniciais, causando perda na qualidade da determinação de novas metas e principalmente a perda de tempo na execução de novas diretrizes.

Separe alguns dias no mês de dezembro para realizar, com calma e organização, levantamentos do ano que está terminando, assim como ao planejar o próximo ano, busque simplicidade e clareza na formulação de novos objetivos.

Indicamos a análise de P&L (Profit and Loss), no bom português, análise de Lucros e Prejuízos. Nesta metodologia você conseguirá agrupar receitas e despesas conseguindo identificar quais foram os principais influenciadores em sua loja, e verificar mês a mês se sua loja gerou lucro ou prejuízo. Abaixo explicaremos como agrupar os valores.

Margem Bruta

Na formulação das receitas agrupe por categoria todos os valores recebidos. Organize por formato de operação, exemplo: vendas de veículos, retorno de financiamento, acordos com bancos ou outras parcerias. Agrupe também os custos relacionados a cada grupo de receita. Dessa forma, você terá um relatório similar à tabela abaixo e identificará sua Margem Bruta.

Despesas

O próximo passo é organizar as despesas, o procedimento é similar ao realizado nas receitas. Agrupe as despesas pagas por categorias e tente simplificar ao máximo o agrupamento. Por exemplo: Notas fiscais pagas referentes ao dia a dia do escritório, como por exemplo: papel para impressora e material de limpeza, agrupe no mesmo item (você pode utilizar um nome genérico para essa categoria, como por exemplo: “escritório”). Neste formato você terá um relatório similar ao exemplo abaixo.

Unificando o Relatório (Margem Líquida)

Após identificar, agrupar e organizar Receitas e Despesas basta unificar o relatório e você terá uma posição de margem líquida, podendo ser positiva (lucros) ou negativa (prejuízos) anual para sua empresa.

Para as despesas aconselhamos incluir um indicador chamado “porcentagem de impacto”. Esse indicador, por sua porcentagem, indicará qual é a participação do grupo de Despesa que está influenciando (onerando) sua loja. O indicador “porcentagem de impacto” facilitará a tomada de decisão para o próximo ano. Veja o exemplo abaixo:

Ao analisar as despesas visualizamos que 16% (marcado em amarelo na tabela acima) de nossos pagamentos estão alocados em Portais Internet. A revisão dos pacotes e contratos perante os sites pode gerar uma economia para 2015, se definir uma meta de 10% para 2015 com gastos de Marketing Internet terá uma economia aproximada de 11mil reais no ano.

No mesmo formato você poderá ir analisando grupo a grupo e definir metas de composição de seu orçamento para 2015 em conjuntura com metas de realização. Mas não se esqueça de ser simples, tangível e mensurável.

Como a Revenda Mais pode ajudar você?

O sistema Revenda Mais conta com mais de 20 relatórios disponíveis para facilitar seu dia a dia. A qualquer momento você consegue extrair as informações necessárias para tomada de decisão, entre vários modelos de relatórios indicamos três relatórios que no dia a dia facilitam as decisões futuras de sua loja.

  • Relatório de Canal de Venda (você poderá analisar investimento de marketing x retorno em vendas);
  • Relatório Retorno de Financiamento (é possível identificar de forma rápida quais foram os retornos recebidos por cada veículo e por qual banco/financeira);
  • Lista Gerencial de Veículos Vendidos com Vendedor (obtenha de forma rápida e fácil a relação de veículos vendidos relacionada com cada vendedor que a efetuou).

Para Avaliação de Resultado Anual e estudo de planejamento com base na análise de P&L indicamos o Relatório Gerencial de Fechamento. Neste relatório o agrupamento e classificação de categoria já são realizados automaticamente pelo sistema no momento da inclusão de receita ou despesa facilitando as análises, sejam elas: mensais, semestrais ou anuais.

Este é mais um benefício oferecido para os clientes Revenda Mais. Se você não é um cliente e deseja saber mais clique neste link: http://bit.ly/lanpg