De acordo com pesquisas feitas pela empresa e-bit, especializada em informações do comércio eletrônico, o e-commerce brasileiro deve faturar mais de R$ 28 bilhões em 2013, uma perspectiva de crescimento nominal de 25% em comparação com o fechamento de 2012. Essa alta no consumo via internet se deve principalmente pela ascensão da classe C, cujo público representa 56% dos novos consumidores on-line, que agora possui maior poder de compra e é responsável por grande parte do movimento no mercado nacional.

De acordo com Mário Rodrigues, diretor do IBVendas (Instituto Brasileiro de Vendas), esta é a hora certa para as empresas, que querem aumentar as vendas com o e-commerce, apostarem em ações de venda on-line. “O comerciante não deve se sentir ameaçado pelo comércio na internet, muito pelo contrário, ele deve se atualizar e criar sua loja virtual. Mas também deve manter seu conceito de bom atendimento, como se fosse uma venda presencial, afinal, compradores insatisfeitos não voltam nunca mais. Os pontos básicos, como conhecer profundamente o negócio, o produto e o público-alvo, continuam sendo essenciais. Apesar da modernidade, existem algumas estratégias que valem tanto pra o mundo real, quanto para o virtual, e devem ser valorizadas”, explica Rodrigues.

“A geração Y já nasceu na era da internet, os consumidores jovens têm grande facilidade e preferência por fazer compras de uma maneira mais prática. Também tivemos nove milhões de pessoas fazendo compras on-line pela primeira vez em 2012, o que comprova a expansão do segmento. São fatos que apenas reforçam o fato de que o e-commerce veio para ficar e o importante é não ficar para trás”, diz Rodrigues.

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