5 erros na gestão de clientes que você deve evitarOs empreendedores inteligentes entendem bem a importância de oferecer um bom serviço de atendimento e relacionamento com os clientes. Isto é um fator-chave para a retenção e ótima fidelização de quem compra com sua loja de veículos — o que resulta em mais rentabilidade, é claro!

O grande problema é que, mesmo sabendo o quão relevante é este mecanismo, deslizes são frequentemente cometidos na gestão dos clientes. Mais tarde, más escolhas e pequenos erros podem custar bem caro ao seu negócio de veículos. Que tal ver alguns erros na gestão de clientes e descobrir como evitá-los, a fim de não perder clientela por motivos bobos? Continue acompanhando!

Tentar vender somente o que é interessante para a loja

A gestão adequada de seus clientes leva em conta, sobretudo, a experiência de quem compra com você. Essas demandas e sensações, muitas vezes, são complexas. Portanto, estabeleça uma cultura organizacional que entenda que a satisfação das necessidades de um cliente é apenas o começo. Você deve se certificar que as pequenas coisas que compõem aquela experiência do cliente são tão excelentes como o seu produto ou serviço principal.

Vender uma única vez

Por trás da ideia da gestão de clientes, está a oportunidade de vender novamente para quem já conhece seus serviços e comprou com a sua loja de automóveis. Essa estratégia deve incluir a nutrição do relacionamento que tem com o consumidor, em vez de se achar vitorioso por ter lhe vendido um carro uma única vez. Pense em maneiras de alimentar a relação, enviando anúncios de promoção ou oferecer outros serviços eventualmente. Isso garante que o cliente se lembrará de você no futuro.

Não ter uma estratégia de pós-venda

Deixar de acompanhar o que acontece depois que sua venda foi concretizada é um dos piores erros de quem pretende alimentar um ótimo relacionamento com sua clientela. É conveniente verificar se as pessoas estão satisfeitas com as compras feitas, se têm sugestões, há problemas ou em que aspectos poderia melhorar. Além de se sentirem mais valorizados e notarem a sua preocupação em atender bem, os clientes se lembrarão de sua atenção na hora de indicar uma loja para os amigos, por exemplo.

Não cadastrar e manter um relacionamento com o cliente

Os dados em seu sistema devem estar facilmente acessíveis e atualizados. É isso que vai permitir que você entre em contato com os clientes, a fim de divulgar novidades sobre sua indústria de maneira adequada. Deve-se contar com uma ferramenta que seja fácil de usar, visualizar as informações e atualizar seus campos de referência.

Não ter uma ferramenta para fazer a gestão de clientes

É bastante válido poder contar com um software para fazer cadastros e consultas rápidas aos dados dos clientes. Talvez anotar em cadernos e agendas seja algo aceitável nos primeiros meses do negócio, mas será que tudo ficará em ordem e fácil de encontrar na media em que o negócio cresce? Ou você vai se perder em papéis e arquivos desaparecidos? Você pode ter o maior foco no cliente em sua loja de veículos. No entanto, se você não tem uma ferramenta que te permita executar a gestão de clientes de forma eficiente, sua comunicação com os clientes pode ficar comprometida.

O que achou deste post? Você acha que faz uma gestão de clientes eficiente em sua loja? Veja como este aspecto do negócio poderá ajudar a aumentar suas vendas lendo este artigo. Dê sua opinião sobre o assunto!

Conheça ferramentas que auxiliam sua loja no dia a dia

Comentários estão fechados.