quais são os erros de administração financeira

Quais são os erros de administração financeira que você deve evitar na sua loja de veículos

Ainda que sejam mínimos, os erros de administração financeira cometidos em uma loja de veículos podem ser responsáveis por grandes prejuízos. Por isso, evitar qualquer tipo de falha é importante para manter a empresa com as finanças controladas.

Assim como o motor de um veículo, as finanças de uma loja precisam estar conectadas para, assim, desempenhar os melhores resultados. Um simples erro pode ser suficiente para comprometer o funcionamento de todo o negócio.

Você quer melhorar sua administração financeira? Então, continue com a gente e conheça os 5 principais erros que sua loja de veículos deve evitar! Vamos lá?

1. Não estabelecer metas e objetivos financeiros

Fazer o gerenciamento dos negócios sem estipular metas é como pegar um voo sem saber o destino. No mundo das finanças, ter objetivos é um incentivo importante para conquistar os resultados desejados.

Sem metas, uma loja de veículos não tem motivos para existir. Por isso, ter em mente quais são seus objetivos financeiros e determinar um período para que eles sejam alcançados contribui diretamente para a organização e saúde financeira do negócio.

2. Não estabelecer prazos de pagamento para os clientes

Muitas vezes, o atraso nos pagamentos dos clientes é o grande vilão do controle de finanças. Afinal, o recebimento é importante para a administração financeira, impedindo que a loja retire dinheiro do próprio caixa para pagar os funcionários, por exemplo.

Para evitar esse problema, é interessante fixar um prazo de pagamento e inserir multas em casos de atraso. Além disso, disponibilize também um cobrador para entrar em contato com os clientes e evitar a inadimplência.

3. Obter empréstimos desnecessários

Quando o orçamento aperta, o primeiro impulso de uma loja de veículos é solicitar um empréstimo. Em algumas ocasiões, é realmente natural recorrer a essa alternativa.

Entretanto, quando os empréstimos são solicitados com frequência, trata-se de um sinal claro de que as finanças estão descontroladas. A solução, portanto, é procurar outras soluções e evitar os empréstimos a todo custo. Afinal, suas altas taxas de juros nem sempre oferecem um bom investimento para a loja.

4. Não registrar entradas e saídas

Por meio do fluxo de caixa, é possível identificar se sua loja de veículos está financeiramente saudável. Sem registrar as entradas e saídas do dinheiro, não é possível identificar os pagamentos em atraso ou os lucros obtidos em determinado período.

Mas acompanhar essas informações permite administrar as finanças com mais autoridade, além de identificar os melhores momentos para investimentos, pagamentos ou reduções de custos. Portanto, o fluxo de caixa correto é imprescindível.

5. Não automatizar os processos

A tecnologia é uma grande aliada no controle de finanças, mas não são todas as lojas que reconhecem isso. Contar apenas com os processos manuais é um grave erro que pode proporcionar outros prejuízos, afinal, humanos são suscetíveis a erros.

Quando uma loja de veículos adere a um software de gestão, todos os processos ganham maior eficiência. Assim, você poderá, por exemplo, emitir relatórios com mais assertividade, fazer cobranças no tempo certo e apontar falhas com maior rapidez.

Agora que você já conhece as dicas necessárias para fazer a administração financeira da sua loja de veículos sem erros, continue aprendendo com a gente! Siga-nos no Facebook e fique por dentro das melhores novidades e ideias para seu negócio!