4 dicas para montar uma equipe de vendas de sucessoManter uma equipe de vendas treinada é item primordial para alavancar os negócios e, consequentemente, conseguir a consolidação da loja no mercado. Entretanto, alguns donos de lojas de veículos não sabem muitas dicas para montar uma equipe de vendas e nem qual a estratégia ideal para obter êxito nessa tarefa.

O que devo fazer? Como motivar a equipe? Qual as alternativas mais indicadas para montar um time de sucesso? Estes são apenas alguns dos questionamentos que tiram o sono dos proprietários, que buscam ações viáveis, capazes de construir uma equipe de vendas invejável.

Continue a leitura e confira 4 dicas para montar uma equipe de vendas de sucesso para sua loja de veículos!

1. Garanta salários satisfatórios

A crise não é motivo para reduzir os salários dos funcionários ou oferecer propostas injustas, uma vez que a equipe continua prestando um serviço de qualidade e referência.

Além do mais, propor uma remuneração relativamente baixa desmotivará o quadro de efetivos, resultando em colaboradores insatisfeitos e, claro, com uma performance aquém da esperada. Portanto, não pense duas vezes: para garantir um time vencedor, invista no salário.

2. Ofereça premiações e/ou benefícios exclusivos

O tradicional sistema de comissão por meta continua sendo uma alternativa recomendada. O colaborar não só fica mais interessado, como também se doa ao máximo para efetivar as vendas.

Obviamente, o proprietário deve criar metas reais e possíveis de serem alcançadas, pois caso contrário, o tiro pode sair pela culatra, gerando um quadro extremamente negativo. Então, antes de apostar em tal ação, tenha certeza de elaborar um plano adequado e compatível com a realidade do seu negócio.

Ainda nesse cenário, proporcionar benefícios exclusivos pode ser a chance de contribuir com o desempenho dos funcionários. Vale-alimentação, vale-cultura, vale-farmácia, plano odontológico, seguro de vida, descontos nos produtos da loja, parcerias com academias e escolas, por exemplo, são vantagens bastante atrativas para o colaborador.

3. Proporcione um ambiente harmonioso

Pode parecer irrelevante, mas o clima organizacional interfere na produtividade da equipe. Um ambiente conflituoso, por exemplo, é extremamente desgastante, atrapalhando todo o processo de vendas.

Por isso, é importante elaborar mecanismos que garantam um espaço equilibrado, em que os colaboradores se sintam confortáveis e, acima de tudo, responsáveis pelo sucesso do empreendimento.

Outra dica importante, ainda nesse aspecto, é que os proprietários e alto escalão da loja tenham uma postura cordial e amigável. Seja flexível e entenda as necessidades da sua equipe de vendas, fornecendo a eles os instrumentos necessários para exercer com maestria a função.

4. Invista na capacitação da equipe de vendas

Os processos internos evoluem a cada dia e todo o time de vendas precisa se atualizar com as novas demandas do mercado, afinal, ninguém quer ficar parado no tempo. Que tal, então, apostar em cursos de capacitação para os colaboradores?

Com conhecimentos aprimorados na área, eles conseguirão resultados melhores. Aí, sim, você terá uma verdadeira força de vendas, constituída por funcionários que vestem a camisa da empresa e buscam constantemente por melhorias.

Fato é que uma equipe de vendas alinhada e motivada contribuirá com o desenvolvimento da loja de veículos. Mas, como se pode imaginar, para conquistar esse objetivo, é preciso de investimento, dedicação e uma gestão empresarial eficiente.

O que achou do conteúdo? Acredita que ele será útil para você e seus amigos? Então, siga nosso perfil no Facebook e acompanhe nossas atualizações.