4 ações para NÃO fazer após vender um carroNão é raro encontrar pessoas que acreditam que o contato com o cliente acaba logo após a compra, podemos até começar a listar os erros por esse pensamento. Imagine um consumidor que fez uma compra, ficou satisfeito com o produto no momento, mas, ao chegar em casa, percebeu algum defeito ou pensou em dar um feedback.

Se o cliente não conseguir entrar em contato com a loja ou se entrar e for mal recebido, passará a não gostar do local e falar mal da loja para seus conhecidos. Por outro lado, se o cliente for muito bem recebido e conseguir resolver o que desejava, vai passar a indicar a loja e ainda terá muito mais chances de realizar uma nova compra.

É importante lembrar que reter um cliente é muito mais barato do que conseguir um novo cliente. Uma pesquisa da Gartner Group constatou que manter 5% dos clientes gera um aumento do lucro de 25% a 125%. Por isso, se você deseja parar de perder vendas, confira nossas dicas sobre o que não fazer em um pós-venda:

Não se importar com o problema do cliente

Se o cliente procurar a loja após ter feito uma compra com um problema, é importante que você saiba que esse problema também é seu.  Deixar um cliente com a situação mal resolvida ou fazer com que ele enfrente dias de ligações e reclamações para resolvê-la vai trazer uma péssima reputação para a sua loja.

Dessa forma, quando for procurado por um cliente, busque sempre soluções rápidas e, caso isso não seja possível, deixe a pessoa ciente de tudo o que está acontecendo.

Não estar disposto a ouvir feedback do cliente

Positivo ou negativo, o feedback do cliente deve ser ouvido com atenção, pois é sempre uma ótima maneira de encontrar melhorias para os produtos, atendimento ou meios de comunicação utilizados pela loja. Sendo assim, treine sua equipe para saber lidar com todos os tipos de feedback e documente o que for falado pelos clientes.

Não analisar os feedbacks dos pós-vendas

Não adianta nada documentar o que for falado pelos clientes, resolver os problemas rapidamente e tratá-los bem se nada disso for analisado. Se você possui todas as informações, vai conseguir ver a quantidade de reclamações sobre determinado produto, quais foram semelhantes ou não, os elogios ou reclamações sobre algum atendimento ou contato realizado pela empresa. Através dessas análises, você vai conseguir identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa e onde é possível melhorar cada um.

Não manter contato com o cliente

Caso o problema do consumidor seja resolvido e ele fique satisfeito com o atendimento, é preciso manter algum tipo de contato para que ele queira voltar a comprar na sua loja. É possível manter esse contato através do envio de emails com notícias e promoções da loja ou mensagens no celular. Entretanto, é preciso ter muito cuidado com o número de contatos que é feito, para que a pessoa não se sinta incomodada por eles, mas sim tenha vontade de consumir o conteúdo.

Agora você se sente mais preparado para melhorar o pós-venda da sua empresa? Para aprender um pouco mais sobre o processo e sobre a venda de carros, acompanhe nosso blog e leia nosso post!

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