3 tendências que vão impactar a gestão de negócios nos próximos anosA tecnologia vem transformando a nossa relação com o mundo. Tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional, cada vez mais itens são criados com o objetivo de facilitar nossa rotina e trazer benefícios às nossas vidas.

Na gestão de negócios não seria diferente. A inovação se tornou requisito essencial para qualquer empresa que queira aumentar sua participação no mercado e sua lucratividade.

E para que você fique a par de tudo que vem por aí, listamos abaixo as 3 principais tendências que irão impactar a gestão de negócios nos próximos anos. Acompanhe conosco e garanta que seu negócio esteja sempre à frente da concorrência!

1. Computação em nuvem na gestão de negócios

Segundo a IDC — empresa de consultoria em tecnologia da informação — os investimentos na computação em nuvem neste ano irão aumentar 40% em relação ao ano passado. Isso significa que mais e mais empresas, de todos os portes, têm enxergado os benefícios que essa tecnologia pode trazer aos seus negócios.

O cloud computing, como também é chamado, permite virtualizar sua infraestrutura de TI e ter acesso às mesmas aplicações e facilidades que tem hoje, porém sem estar preso a máquinas ou a ambientes físicos.

Ele permite reduzir custos, uma vez que você não precisará investir e manter um arcabouço tecnológico, além de trazer mais segurança aos dados da sua empresa, que ficarão salvos de maneira segura na nuvem e não estarão sujeitos a eventualidades como defeitos nos equipamentos.

2. Internet das coisas

Se você nunca ouvir falar em Internet das Coisas (ou IoT, na sigla do inglês Internet of Things), você com certeza já consumiu algum tipo de tecnologia dela. A IoT nada mais é do que a conexão de objetos à internet.

Na nossa vida pessoal, ela está presente nos aparelhos vestíveis, como smartwatches e o mais recente Google Glass. Porém, é na gestão de negócios que ela ganha ainda mais destaque.

Tanto grandes empresas, quanto as PMEs irão se beneficiar dessa tecnologia. Ela permite desde facilitar a venda de produtos, monitorando o desempenho da sua equipe de vendas, até o controle de estoque.

3. Big Data Analytics

Se antes, para ter acesso ao comportamento do consumidor, era preciso realizar pesquisas de satisfação ou aguardar os cadastros nos pontos de venda, no futuro será possível ter fácil acesso a todos os dados do seu cliente antes mesmo dele entrar na sua loja.

Isso porque o consumidor de hoje está a todo momento inserindo coisas na internet, registrando acontecimentos nas redes sociais e fornecendo informações para diversas empresas, o que gera um montante de dados sem precedentes na história.

Na gestão de negócios, o Big Data Analytics é justamente a análise desses dados, buscando ajudar as empresas a examinarem essa quantidade estrondosa de informação e descobrir padrões e outras informações importantes para aumentar suas vendas e seus lucros.

Já é possível enxergar que o avanço da tecnologia vem mudando o padrão de consumo na sociedade atual, exigindo também que a gestão de negócios se adapte a essas mudanças com o objetivo de atingir cada vez mais esse novo consumidor.

E você, curtiu nosso post? Leia também nosso post sobre gestão financeira na nuvem e saiba como ela pode ajudar o seu negócio!